Governo lança aviso de 48 milhões para comprar mais 145 autocarros elétricos ou a hidrogénio

  • Capital Verde
  • 3 Dezembro 2021

O Fundo Ambiental lançou um novo aviso para apoiar a aquisição de novos autocarros movidosa eletricidade (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível) e à instalação dos postos de carregamento.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou esta sexta-feira o lançamento pelo Fundo Ambiental do Aviso Concurso “Descarbonização dos Transportes Públicos”, com uma dotação de 48 milhões de euros, que irá promover a mobilidade sustentável nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. O aviso estará aberto até ao dia 31 de janeiro de 2022

O programa visa apoiar a aquisição de novos autocarros movidos exclusivamente a eletricidade (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível) e à instalação dos correspondentes postos de carregamento.

“Estima-se que esta verba permita a aquisição de 145 autocarros elétricos ou a hidrogénio”, diz o MAAC em comunicado, acrescentando: “Este é mais um marco importante na prossecução dos objetivos estabelecidos para a descarbonização do setor da mobilidade, em particular da descarbonização das frotas que asseguram o transporte público de passageiros”.

O comunicado refere que a medida tem como principal objetivo “a promoção da utilização do transporte público através do reforço da oferta, do aumento do conforto e da qualidade de serviço prestado, assim como da descarbonização e apoio à transição energética do setor dos transportes, através da redução da emissão de gases de efeito de estufa e do aumento da incorporação de energias renováveis no setor dos transportes”.

Os dois primeiros avisos do PO SEUR permitiram adquirir 709 autocarros de elevada performance ambiental (556 a gás natural e 153 elétricos), que alavancaram um investimento de 204 milhões de euros e beneficiaram operadores de transportes coletivos em todo o país.

No terceiro aviso, lançado já este ano, excluíram-se as áreas metropolitanas. Foram recebidas 43 candidaturas, em fase de análise, e estima-se que sejam adquiridos mais 135 autocarros, que beneficiarão de cerca de 40 milhões de euros do Fundo de Coesão.

No final das contas, com estes quatro avisos (três do PO SEUR e um do PRR), foram mobilizados 151 milhões de euros do fundo de coesão que permitirão a aquisição de 989 autocarros de elevada performance ambiental, contribuindo para a descarbonização das frotas de transportes coletivos, refere o MAAC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo lança aviso de 48 milhões para comprar mais 145 autocarros elétricos ou a hidrogénio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião