BCE vai mudar desenho das notas do euro e Elvira Fortunato vai ajudar

  • ECO
  • 6 Dezembro 2021

Atuais notas têm janelas, portas e pontes, mas o BCE quer mudar esses desenhos. Criou grupo de conselheiros para ajudar na seleção de temáticas das futuras notas, do qual Elvira Fortunato faz parte.

Vinte anos depois de terem sido lançadas, o Banco Central Europeu (BCE) prepara-se para dar uma nova imagem às notas de euro, num processo que deverá levar a uma decisão final em 2024. A investigadora portuguesa Elvira Fortunato faz parte do painel de especialistas que vai ajudar o banco central nesta operação, nomeadamente na seleção de possíveis temáticas para ilustrar as futuras notas.

“As notas de euro vieram para ficar. São um símbolo tangível e visível de que nos mantemos unidos na Europa, particularmente em tempos de crise, e continua a haver uma forte procura pelas notas”, afirmou a presidente do BCE, Christine Lagarde.

“20 anos depois, é tempo de rever o visual das nossas notas para torná-las mais próximas dos cidadãos de todas as idades e backgrounds”, acrescentou a responsável francesa.

Segundo o BCE, o processo iniciar-se-á com a criação de focus groups, que terão a missão de recolher as opiniões das pessoas em toda a Zona Euro sobre possíveis temáticas para ilustrar as notas. Depois, um grupo de conselheiros formado por um especialista de cada país da região — e do qual a vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, Elvira Fortunato, faz parte — irá submeter uma lista final de novos temas ao conselho de governadores.

As notas atuais têm desenhos de janelas, portas e pontes.

Recebidas as propostas do grupo de conselheiros, o BCE irá pedir o contributo do público em relação aos temas selecionados. Seguir-se-á um processo concorrencial para a criação das novas notas, depois do qual o BCE voltará a consultar o público. A decisão final caberá ao conselho de governadores do BCE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE vai mudar desenho das notas do euro e Elvira Fortunato vai ajudar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião