Unicre inaugura novo edifício-sede com política de trabalho mais flexível

A empresa tem agora em vigor três modelos de trabalho distintos: a possibilidade de trabalho remoto, o trabalho com horário customizado e o trabalho com orientação a objetivos.

Localizado no Green Park, em Lisboa, com cerca de 2.500 metros quadrados e com o propósito de disponibilizar aos colaboradores um espaço pensado para as suas necessidades e bem-estar, a Unicre acaba de anunciar a inauguração do seu novo edifício-sede, que promete responder aos desafios do trabalho pós-pandemia. Com os novos escritórios, a companhia decidiu atualizar também a sua política de trabalho, que está agora mais flexível.

“O trabalho do futuro está a colocar em evidência aquela que era a filosofia da Unicre há muito tempo, e que passa por colocar o colaborador no centro da decisão, neste caso, possibilitando a cada um a gestão do seu tempo de trabalho, como forma de alcançar um maior nível de produtividade individual e um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”, afirma João Baptista Leite, presidente da Unicre, em comunicado.

A empresa tem em vigor três modelos de trabalho distintos: a possibilidade de trabalho remoto; o trabalho com horário customizado, em que o colaborador pode escolher, dentro dos limites definidos (das 7h00 às 22h00) as horas de início e termo do período normal de trabalho diário; e o trabalho com orientação a objetivos, no qual o trabalho desempenhado pelo colaborador passa a ser medido face ao cumprimento de objetivos, e não pelas horas trabalhadas ou de presença no escritório.

“A pandemia veio demonstrar as potencialidades do teletrabalho, contudo, foi para nós crucial conseguir voltar a demonstrar às nossas pessoas o potencial do trabalho presencial e como um espaço de trabalho mais colaborativo e focado no seu bem-estar pode promover uma maior motivação e, por sua vez, uma maior produtividade e retenção do nosso talento”, continua o presidente da Unicre.

Após a alienação da antiga sede de 11 pisos na Avenida António Augusto Aguiar, também em
Lisboa, a instituição financeira decidiu desenvolver um espaço de piso único que permitisse promover uma cultura de trabalho de partilha, transparência e envolvimento entre colaboradores.

Desta forma, os trabalhadores da Unicre poderão usufruir de quatro áreas colaborativas, sem lugares fixos, onde é possível trabalhar em equipa. Para o fazer, cada colaborador poderá aceder a uma plataforma que permite reservar lugares de trabalho e estacionamento durante um dia inteiro, ou apenas no período da manhã ou da tarde.

Ao mesmo tempo, a empresa implementou o conceito de “boxes”, que consistem em espaços preparados para permitir o isolamento de som e dedicados ao trabalho individual e que requerem maior concentração.

O novo escritório da Unicre oferece ainda espaços como uma sala de conferências aberta direcionada para eventos corporativos e iniciativas de team building, cafetaria, loja de atendimento ao público, gabinete médico e salas de reuniões.

“A nova sede da instituição financeira destaca-se igualmente pela sua arquitetura, concebida para respeitar o compromisso de sustentabilidade da empresa”, refere a empresa. Estes pormenores são visíveis na utilização de materiais de construção reciclados e nas adoção de novas medidas para garantir um consumo mais eficiente de energia, como é o caso da instalação de uma película redutora de calor nos vidros das fachadas, do investimento numa iluminação 100% LED e da redução das máquinas de impressão. Adicionalmente, toda a energia consumida nas novas instalações da companhia é 100% verde, sendo produzida através de fontes naturais e renováveis.

A aquisição do novo espaço, bem como todo o projeto de arquitetura e fit & out foi gerida pela Worx Real Estate Consultants.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Unicre inaugura novo edifício-sede com política de trabalho mais flexível

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião