Calendário escolar atualizado devido a semana de contenção. Veja aqui as datas

O Governo aprovou um despacho para adaptar o calendário escolar à semana de contenção em janeiro. Veja aqui as novas datas do período letivo e das interrupções letivas.

Por causa da evolução da situação pandémica, o Governo decidiu reajustar o calendário escolar, arrancando o segundo período de aulas no dia 10 de janeiro, em vez de se iniciarem a 3 de janeiro. Este adiamento aplica-se a todos os níveis de ensino público e privado, incluindo creches, ATL (atividades de tempos livres) e congéneres. Um despacho do Governo publicado esta terça-feira ajusta o calendário escolar a esta nova realidade.

Sendo reconhecido que o regime presencial é aquele que melhor responde à realização das aprendizagens por todos os alunos e considerando que, por via de uma alteração do calendário escolar, é ainda possível acomodar a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, determinada pelo referido decreto-lei, opta-se por adequar os 2.º e 3.º períodos letivos à referida suspensão”, lê-se no despacho.

O adiamento do início das aulas em uma semana será compensado durante o Carnaval, com a redução de dois dias das férias deste período em fevereiro e março — a pausa ia de 28 de fevereiro a 2 de março, mas passa a ser só no dia 1 de março –, e na Páscoa, com a redução de três dias das férias deste período em abril, começando esta pausa a 11 de abril em vez de 6 de abril e terminando a 18 de abril.

Assim, o calendário escolar atualizado define que o segundo período de aulas irá do dia 10 de janeiro e a 11 de abril, em vez de ser de 3 de janeiro a 5 de abril como previsto no calendário inicial.

Já o terceiro período fica inalterado: começa a 19 de abril e acaba a 7 de junho (9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade), 15 de junho (5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade) e 30 de junho (educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico).

O período de 2 a 9 de janeiro será assim usado como uma “semana de contenção de contactos”, tendo António Costa apelado “a todos que limitem contactos fora do universo familiar” quando anunciou esta medida. O objetivo é que se evite que “janeiro de 2022 possa sequer aproximar-se de janeiro de 2021”. Os pais poderão ter acesso ao apoio à família nas mesmas modalidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Calendário escolar atualizado devido a semana de contenção. Veja aqui as datas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião