Stand4Good já atribuiu 40 mil euros em bolsas universitárias. Mas apoio financeiro é só uma parte do projeto

Em 2022, a Stand4Good dará continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo 2020/21, que prevê um acompanhamento de proximidade aos 20 estudantes universitários e cinco jovens recém-graduados.

Depois de, em 2020, em plena pandemia o projeto-piloto de intervenção social Stand4Good ter apoiado 20 estudantes da Universidade do Porto em situação de carência económica, com a atribuição de bolsas de estudo e a inserção num programa de mentoria e desenvolvimento, neste ano letivo o apoio chegou a 25 jovens. Desde o início do projeto já foram atribuídos 40 mil euros em bolsas universitárias. E só neste ano foram desenvolvidas 41 iniciativas no âmbito do programa de integração profissional.

“Foram atribuídos 20 mil euros em bolsas universitárias no ano letivo 2020/21 e 20 mil no ano letivo 2021/22. Para além deste valor, a intervenção da Stand4Good garante também outros apoios em função das necessidades identificadas, nomeadamente computadores, apoio para transportes, explicações, cursos de línguas, entre outros”, adianta Mafalda Teixeira Bastos, cofundadora da Stand4Good, à Pessoas.

“O projeto-piloto iniciou-se em 2020 com 20 alunos beneficiários. Uma vez que cinco destes jovens eram finalistas e já se encontram integrados no mercado de trabalho/em fase de integração e que a metodologia da Stand4Good prevê o acompanhamento destes estudantes até ao final do primeiro ano após a conclusão dos estudos superiores, o projeto foi alargado neste ano letivo, abrangendo atualmente 25 estudantes: 20 estudantes universitários e cinco jovens recém-graduados”, esclarece a cofundadora do projeto.

A Stand4Good nasceu há um ano, em plena pandemia, com a missão de apoiar jovens universitários em situação de carência económica a prosseguirem os seus estudos. Tendo como propósito inicial a atribuição de bolsas universitárias a estudantes que, apesar de viverem em comprovada situação de carência económica e de se terem candidatado às bolsas de ação social (cujo rendimento anual nunca poderá exceder os 8.962 euros per capita), não as obtiveram por um excesso de capitação inferior a 500 euros por ano, a intervenção da Stand4Good vai muito além do apoio financeiro.

Mais do que apoio financeiro

O projeto de intervenção social — que pretende combater a iniquidade no acesso ao ensino superior e garantir a igualdade de oportunidades — garante não só a atribuição de bolsas universitárias, mas também a implementação de diferentes programas (mentoria, integração no mercado de trabalho, conversas inspiracionais e voluntariado) em parceria com empresas e entidades que se juntaram à causa, como é o caso da Bial, Bip, Bosch, Parfois, Sonae, BPI, CIN, PBS, Mercer, VdA e Note, por exemplo.

Só neste ano letivo, no âmbito do programa de integração profissional foram realizados 22 open days, 13 imersões de curto e médio prazo, duas experiências em contexto de mock interviews e ainda quatro integrações profissionais por parte dos estudantes finalistas que concluíram as suas licenciaturas/mestrado integrado.

(…) tem sido um privilégio para todos os que estão envolvidos no projeto acompanhar jovens cheios de talento, com enorme vontade de estudar e prosseguir os seus estudos superiores e vê-los realizar todo o seu potencial

Mafalda Teixeira Bastos

Cofundadora da Stand4Good

Na componente de mentoria (“Mentor4Good”), a Stand4Good arrancou com a primeira edição do “Programa Mentor”, que prevê que cada estudante tenha um mentor que o acompanha ao longo de todo o ano letivo. “Este é um programa desenvolvido em parceria com inúmeras empresas que, de forma muito envolvida, identificam um colaborador que assumirá a função de mentor do jovem. Paralelamente, iniciou também o ‘Programa de Desenvolvimento de Competências’ em parceria com empresas e consultores externos especializados nas diferentes temáticas, com vista à capacitação dos jovens em competências essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, detalha a Stand4Good.

Há também uma preocupação em dar uma efetiva resposta no que diz respeito à integração dos alunos em contexto profissional (“Work4Good”), através de imersões de curto, médio e longo prazo (shadow day, open day, mock interviews, estágios curriculares e profissionais) nas empresas parceiras, promovendo oportunidades reais de contacto com o mercado de trabalho.

Ao abrigo do programa “Talk4Good”, os jovens universitários apoiados pela Stand4Good têm também a oportunidade de conversar com líderes de referência de diferentes áreas, “cuja partilha de percursos e testemunhos têm a enorme capacidade de transformar, inspirar e empoderar os estudantes”.

Adicionalmente, através do programa “Act4Good”, o projeto procura promover também a participação dos jovens em ações de voluntariado em instituições parceiras e Universidade do Porto, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva. Apesar de no último ano, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, este programa ter estado muito condicionado, nos meses de verão ainda foi possível realizar algumas iniciativas de voluntariado em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto e a Associação Animais de Rua.

“Após um ano de atividade da Stand4Good, tem sido um privilégio para todos os que estão envolvidos no projeto acompanhar jovens cheios de talento, com enorme vontade de estudar e prosseguir os seus estudos superiores e vê-los realizar todo o seu potencial”, comenta Mafalda Teixeira Bastos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Stand4Good já atribuiu 40 mil euros em bolsas universitárias. Mas apoio financeiro é só uma parte do projeto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião