5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 15 Dezembro 2021

No dia da audição de João Rendeiro, que já foi adiada por duas vezes desde segunda-feira, a ERSE dá a conhecer as tarifas de eletricidade do mercado regulado para o próximo ano.

No dia em que termina a última reunião do ano da Fed, serão conhecidas as tarifas de eletricidade para o próximo ano. Em agenda, esta quarta-feira, além da publicação dos dados da evolução do crédito ao consumo do mês de setembro, destaca-se ainda a audição em tribunal de João Rendeiro, após ter sido adiada por duas vezes desde segunda-feira.

João Rendeiro é ouvido em tribunal

Inicialmente marcada para segunda-feira, a audição de João Rendeiro foi novamente adiada, após ter sido remarcada para terça-feira, e deverá realizar-se esta quarta-feira, no tribunal Verulam Magistrates. O adiamento foi pedido pela defesa do ex-banqueiro na África do Sul, por forma a ter mais tempo para apresentar o requerimento de libertação sob fiança. Além disso, a advogada June Marks pediu na terça-feira a transferência de Rendeiro para outra prisão, depois de o antigo presidente do BPP ter recebido ameaças de morte.

Termina reunião sobre política monetária da Fed

Esta quarta-feira termina a última reunião deste ano do Comité do Mercado Aberto da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed). Depois de, na reunião anterior, realizada em novembro, ter sido aprovada uma redução de 15 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) no programa de compra mensal de ativos, poderá agora estar em cima da mesa um corte ainda maior se a inflação permanecer elevada. Nesse caso, a Fed obtém “via verde” para subir os juros, com o primeiro agravamento a poder acontecer já na primavera de 2022.

Quais serão as tarifas de eletricidade no próximo ano?

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anuncia esta quarta-feira as tarifas de eletricidade para 2022. Em setembro, o Governo garantiu que o preço da luz não aumentará para consumidores domésticos no mercado regulado no próximo ano, enquanto as tarifas de acesso às redes terão uma redução de 30% para os consumidores industriais.

Como evoluiu o crédito ao consumo em outubro?

Depois de, em setembro, os bancos portugueses terem concedido 586 milhões de euros aos consumidores, entre crédito pessoal, cartões de crédito e empréstimos para a aquisição de automóveis, o Banco de Portugal divulga esta quarta-feira os dados sobre novos créditos relativos ao mês de outubro. O valor de setembro representa um aumento de 2,8% face a agosto deste ano. Dos 122 mil contratos de crédito atribuídos pela banca nesse período, a maioria correspondia a cartões de crédito, linhas de crédito e contas bancárias.

INE publica cinco indicadores

Esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica uma “mão cheia” de indicadores. Desde dados sobre as paridades de poder de compra, os anuários estatísticos regionais, os dados provisórios das contas regionais e as finanças das famílias portuguesas, todos relativos ao ano de 2020, à evolução da atividade turística quanto ao mês de outubro deste ano. Este último indicador registou, em setembro, 1,4 milhões de hóspedes e 3,6 milhões de dormidas, representando quebras homólogas de 52,2% e 53,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião