Banca dá 586 milhões em crédito ao consumo em setembro

Consumidores pediram 586 milhões de euros em crédito ao consumo em setembro, montante que abrange o crédito pessoal, automóvel e cartões/descoberto.

Os bancos concederam 586 milhões de euros aos portugueses em setembro, entre crédito pessoal, cartões de crédito e empréstimos para a aquisição de automóveis. De acordo com os dados do Banco de Portugal (BdP), este valor representa um aumento de 2,8% face a agosto. Do total de 122 mil contratos de crédito, a maioria diz respeito a cartões de crédito, linhas de crédito e contas bancárias.

Os 586 milhões de euros concedidos em crédito representam uma subida de cerca de 16 milhões de euros (+2,8%) face a agosto e um aumento de 9,5% face a setembro do ano passado.

No nono mês do ano, os portugueses pediram cerca de 270 milhões de euros em crédito pessoal (+9,1%), 222 milhões em crédito automóvel (-2,8%) e 94 milhões em cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto (+0,2%).

Evolução do crédito aos consumidores em setembro de 2021.Banco de Portugal

Numa análise ao número de créditos concedidos, foram assinados 122.140 contratos entre as instituições financeiras portuguesas e a banca, revela o BdP. Este número representa um aumento de 1,3% face a agosto e de 13,2% face a setembro do ano passado.

Do número total de contratos, a maioria (67.206, -2%) diz respeito a cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto. Seguem-se os contratos de crédito pessoal (39.403, +9,9%) e os contratos de crédito automóvel (15.531, -3,5%).

(Notícia atualizada às 11h30 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca dá 586 milhões em crédito ao consumo em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião