Apple volta a adiar regresso ao escritório. Atribui bónus de 1.000 dólares para ajudar teletrabalho

O anúncio surge na mesma semana em que a companhia decidiu fechar temporariamente três das suas lojas, nos Estados Unidos e no Canadá, após o aumento de casos de Covid-19 entre os funcionários.

A Apple decidiu adiar o regresso ao escritório — que estava marcado para 1 de fevereiro — para uma “data ainda a ser determinada”. O motivo da decisão prende-se com o evoluir da pandemia da Covid-19 e com a garantia da segurança dos colaboradores, que foram avisados desta mudança através de um comunicado enviado pelo CEO da tecnológica, Tim Cook. A companhia irá distribuir um bónus de mil dólares (cerca de 877 euros) por cada funcionário, para ajudar no ajustamento ao teletrabalho.

“Estamos a adiar o início do nosso piloto de trabalho híbrido para uma data ainda por determinar”, disse Tim Cook, citado pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês). “Os nossos escritórios permanecem abertos e muitos dos nossos colegas estão a ir regularmente, incluindo as nossas equipas na China e noutros locais”.

A decisão de adiar, uma vez mais, o regresso chega apenas uma semana depois de a empresa ter pedido aos colaboradores para começarem a voltar ao local de trabalho de forma gradual, até fevereiro, uma data que, contudo, já foi adiada várias vezes, devido à evolução imprevisível da Covid-19.

O anúncio surge também na mesma semana em que a companhia voltou a tornar obrigatório o uso de máscara em todas as suas lojas dos Estados Unidos e decidiu fechar temporariamente três das suas lojas, no Estados Unidos e Canadá, devido ao aumento do número de casos entre os funcionários destes espaços.

Na mesma mensagem enviada aos colaboradores da companhia, Tim Cook incentivou também as pessoas a vacinarem-se, incluindo com as doses de reforço necessárias. “Esta é, de longe, a melhor manter de manter-se a si e à sua comunidade seguros”, afirmou.

Apoio ao teletrabalho

Para ajudar os colaboradores a solucionarem as possíveis necessidades que possam sentir ao trabalharem a partir de casa, o CEO da gigante tecnológica anunciou, ainda, que a empresa irá distribuir um bónus de mil dólares (cerca de 877 euros) por cada funcionário. Trata-se de um apoio que reflete o “nosso compromisso para com um ambiente mais flexível”, pode ler-se.

Quando o regresso ao escritório for possível, a expectativa é que a Apple implemente — à semelhança da maioria das empresas — um modelo híbrido. No seu caso, o trabalho presencial no escritório deverá ser obrigatório segunda, terça e quinta-feira, sendo que quarta e sexta-feira serão dias de teletrabalho. No entanto, estas escalas vão depender sempre de cada equipa.

Adicionalmente, a empresa está também a dar a possibilidade aos colaboradores de escolherem um mês completo para ficarem a trabalhar a partir de casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple volta a adiar regresso ao escritório. Atribui bónus de 1.000 dólares para ajudar teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião