PSI-20 sem rumo definido após decisões do BCE

A maior parte das cotadas está a desvaloriza no início da sessão desta sexta-feira, após uma sessão negativa das bolsas asiáticas.

O PSI-20 sobe 0,04% para os 5.449,64 no início da última sessão da semana, mas também já esteve a negociar em ligeira baixa.

A bolsa nacional está sem rumo definido, depois de as ações asiáticas terem atingido mínimos de 13 meses durante a madrugada por causa dos receios com a variante Ómicron, as preocupações com a inflação e as decisões dos bancos centrais.

Após a descida dos índices norte-americanos, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, desce 0,3%. O alemão DAX desvaloriza 0,3%, o francês CAC-40 recua 0,4%, o espanhol IBEX desce 0,8% e o britânico FTSE 100 está sem rumo também.

Em Lisboa, as cotadas há mais cotadas a descer do que a subir, com três inalteradas. Entre as subidas destaca-se a Semapa com uma valorização de 0,7% para os 11,5 euros. A REN sobe 0,6% para os 2,51 euros e a EDP valoriza 0,57% para os 4,77 euros.

A travar maiores ganhos no PSI-20 está a Pharol com uma desvalorização de 1,47% para os 8,02 cêntimos, a Greenvolt com uma contração de 0,63% para os 6,26 euros e a Galp Energia com um recuo de 0,4% para os 8,42 euros.

Esta quinta-feira foi um dia recheado de decisões dos bancos centrais: o Banco de Inglaterra subiu os juros diretores pela primeira vez em três anos e meio enquanto o Banco Central Europeu decidiu acabar com o programa de compras pandémicas no prazo esperado (março de 2022), mas reforçou um programa antiga de compra de ativos para compensar. Os juros na Zona Euro ficaram inalterados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sem rumo definido após decisões do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião