5 coisas que vão marcar o dia

Estado entra no capital do Novo Banco e é o último dia das eleições no Montepio. O Banco de Portugal apresenta o Boletim Económico de dezembro.

O Estado entra no capital do Novo Banco, enquanto o Banco de Portugal apresenta o Boletim Económico de dezembro. Destaque ainda para o último dia das eleições no Montepio e para a abertura do Congresso do PSD. O Eurostat confirma os valores na construção.

Estado entra no capital do Novobanco

O Estado vai entrar no capital do Novobanco esta sexta-feira, onde vai assumir uma participação de 1,56%. O banco vai efetuar um aumento de capital no valor de 154,9 milhões de euros por causa da conversão de créditos tributários em novas ações. Com esta operação, o Fundo de Resolução verá a sua participação reduzida para 23,44%.

Último dia das eleições no Montepio

Esta sexta-feira é o último dia das eleições no Montepio. As urnas fecham entre as 17h00 e 18h00 e o vencedor será conhecido poucas horas depois. São quatro os candidatos que estão na corrida: Virgílio Lima (Lista A), Pedro Corte Real (Lista B), Eugénio Rosa (Lista C) e Pedro Alves (Lista D). Os associados vão eleger o próximo conselho de administração, mas também o conselho fiscal, a mesa da assembleia geral e também a nova assembleia de representantes.

Apresentação do Boletim Económico de dezembro

O Banco de Portugal vai divulgar, em conferência de imprensa, os dados do Boletim Económico referente a dezembro. Em outubro, a atividade económica estabilizou, enquanto o consumo privado diminuiu. No décimo mês do ano, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica foi de 3,8% (-5,6% em outubro de 2020), mantendo-se praticamente estável face aos 3,9% de setembro, enquanto a variação homóloga do indicador para o consumo privado recuou de 6,8% em setembro para 6,5% em outubro (-6,5% em outubro de 2020).

Abertura do congresso do PSD

O 39.º Congresso do PSD arranca esta sexta-feira no Europarque, em Santa Maria da Feira. Rui Rio admite “alguma” renovação na Comissão Permanente e Comissão Política Nacional (CPN), nos órgãos onde se sentam os seus mais próximos.

Eurostat divulga índices de produção na construção

O Eurostat atualiza os dados da produção na construção em relação a outubro. Em setembro, a produção na construção aumentou 1,5% na zona euro e 1,8% na União Europeia (UE). De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os custos com a construção têm disparado, mas nem por isso as obras abrandam. Entre julho e setembro deste ano, foram licenciados 6.000 edifícios, um número acima do observado no mesmo período de 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião