NBI vence Prémios de Inovação Sacyr e avança para piloto em La Palma para avaliar impacto do vulcão

Em colaboração com a Sacyr, a consultora portuguesa vai realizar um projeto-piloto em La Palma, nas Ilhas Canárias, onde existe um vulcão ativo a destruir ecossistemas e paisagens há três meses.

A consultora portuguesa de negócios e ecologia Natural Business Intelligence (NBI) venceu a 11.ª edição dos Prémios de Inovação Sacyr, uma iniciativa global promovida pela fundação da construtora espanhola. A solução apresentada pela NBI para ajudar a Sacyr na avaliação e valorização do capital natural e dos seus impactes destacou-se entre 245 ideias de 25 países e garantiu à empresa portuguesa um prémio no valor de 50.000 euros. Além de ter sido vencedor na categoria “Capital Natural”, o projeto da NBI foi o vencedor global da iniciativa. Consultora portuguesa vai realizar um projeto-piloto em La Palma, nas Ilhas Canárias, onde existe um vulcão ativo a destruir ecossistemas e paisagens há cerca de três meses.

Esta distinção é “um sinal muito positivo de que as empresas começam a olhar para os ecossistemas como um ativo importante na sua gestão. É essa a nossa missão: ajudar as empresas a valorizar o seu capital natural e mostrar-lhes que é possível fazê-lo sem comprometer os resultados financeiros”, diz Nuno Gaspar de Oliveira, CEO da NBI, citado em comunicado.

Nuno Gaspar de Oliveira, CEO da NBI, Manuel Manrique, CEO da Sacyr, Marta Gil, diretora-geral de estratégia, inovação e sustentabilidade da Sacyr, e Hugo Rebelo, adviser científico da NBI.

Para fazer a avaliação e valorização do capital natural e dos impactos dos projetos da Sacyr nos ecossistemas, a NBI propõe uma metodologia que visa apoiar a tomada de decisão numa lógica de mitigar os riscos da biodiversidade e também de criar oportunidades que vão além do cumprimento regulatório. A NBI vai realizar um projeto-piloto em La Palma, nas Ilhas Canárias, onde existe um vulcão ativo a destruir ecossistemas e paisagens há cerca de três meses.

“Nesta edição do Sacyr iChallenges, recebemos projetos muito poderosos, com propostas muito boas e a decisão do vencedor do prémio da Fundação Sacyr não foi fácil. Após semanas de análise e revisão, as propostas foram avaliadas segundo critérios como transversalidade, impacto na empresa, nível de inovação, equipa… e sempre apoiados pelos melhores especialistas da Sacyr. Parabéns à NBI por ser a empresa selecionada. Graças à sua proposta estamos mais perto de resolver o desafio lançado no âmbito do capital natural”, refere Marta Gil de la Hoz, diretora-geral de estratégia, inovação e sustentabilidade da Sacyr.

Atualmente, a NBI tem em curso projetos na área da gestão de ecossistemas para a Adega Mayor, Agrimota, Altri Florestal, Grupo Esporão, Grupo José Pedro Barreira, Sogrape, Quinta do Ventozelo, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NBI vence Prémios de Inovação Sacyr e avança para piloto em La Palma para avaliar impacto do vulcão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião