Ómicron pinta bolsas europeias de vermelho. PSI-20 cai quase 2%

A semana arranca com tendência negativa nas bolsas europeias, num momento em que regressam as restrições para travar a Covid-19 em alguns países.

A bolsa de Lisboa arranca a semana pintada de vermelho, numa altura em que alguns países já estão a impor restrições para travar a propagação da nova variante Ómicron do coronavírus. O maior pessimismo face à recuperação económica é sentido nas praças europeias.

Na Europa, o Stoxx 600 recua 1,6%, enquanto o francês CAC-40 perde 2,1%, o alemão DAX desvaloriza 2,4% e o espanhol IBEX-35 recua 2,5%. Já o português PSI-20 está a cair 1,85%, para 5.339,54 pontos.

São várias as cotadas que registam quedas de mais de 1%. É a EDP Renováveis que lidera as perdas, ao cair 3,61%, para 20,82 euros, enquanto a casa-mãe EDP desvaloriza 2,15%, para 4,638 euros.

O BCP destaca-se também entre as quedas mais expressivas, ao desvalorizar 3,07%, para 0,1293 euros, bem como a Altri, que recua 3,05%, para 4,998 euros, e a Galp Energia, que perde 2,59%, para 8,198 euros. Os preços do petróleo também recuam: o barril de Brent e o crude WTI desvalorizam cerca de 3% nos mercados internacionais.

As bolsas europeias acompanham desta forma a tendência dos mercados asiáticos, que também não escaparam à tendência negativa, com o aumento de casos da Ómicron a desencadear restrições e a ameaçar a economia global no próximo ano. São vários os países que estão a apertar as medidas, sendo que este domingo foi imposto um novo confinamento nos Países Baixos.

A Ómicron está a caminho de se tornar “o Grinch que roubou o Natal da Europa”, apontou Tapas Strickland, diretor de economia da NAB, em declarações citadas pela Reuters. “Com os casos de Ómicron a duplicar a cada 1,5 a 3 dias, o risco de os sistemas hospitalares ficarem sobrecarregados, mesmo com vacinas eficazes, permanece”, acrescenta.

(Notícia atualizada às 8h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ómicron pinta bolsas europeias de vermelho. PSI-20 cai quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião