Depois de Espanha, também a Itália torna obrigatório o uso de máscara na rua

O governo italiano tornou novamente obrigatório o uso de máscaras na via pública em todo o país, como parte de um conjunto de medidas de combate à Ómicron.

Após Espanha restabelecer o uso obrigatório de máscara de proteção na via pública, também a Itália aplica agora a mesma medida. O primeiro-ministro italiano, e os principais ministros, decidiram esta quinta-feira tornar novamente obrigatório o uso de máscaras na via pública em todo o país, anunciou um porta-voz segundo a Bloomberg (acesso pago, e em inglês).

Além do uso de máscara, outras medidas incluem a redução da validade dos passaportes Covid de nove para seis meses, o cancelamento dos eventos de Natal e fim de ano, a redução do tempo de espera entre a segunda dose e as seguintes doses de reforço para quatro meses, bem como novas restrições na restauração para os não vacinados.

As medidas deverão ser aprovadas oficialmente em reunião do gabinete no final desta quinta-feira, embora o primeiro-ministro Draghi tenha referido, em conferência de imprensa, que não estão a ser considerados novos confinamentos, nem mesmo para os não vacinados.

A Itália vai apertar as restrições à Covid num esforço para abrandar a propagação da variante Ómicron, já responsável por 28% dos casos, segundo dados divulgados quinta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde italiano. A Itália dispõe de um sistema de três níveis, com diferentes restrições para cada região, sendo que as autarquias locais também estão autorizadas a adicionar as suas próprias medidas.

Por todo o mundo, os receios face à Ómicron intensificam-se, estando a variante projetada para se tornar dominante na Europa em janeiro, e em Portugal já esta semana. Na passada quarta-feira Israel decidiu avançar com a quarta dose da vacina e também a Alemanha já encomendou doses adicionais para um novo reforço. Em Portugal, o primeiro-ministro anunciou na passada terça-feira um conjunto de novas medidas como duas semanas de teletrabalho obrigatório, e o encerramento de creches, ATL, discotecas e bares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois de Espanha, também a Itália torna obrigatório o uso de máscara na rua

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião