Governo aprova Gouveia e Melo para Chefe do Estado-Maior da Armada

  • Joana Abrantes Gomes
  • 23 Dezembro 2021

De acordo com um comunicado do Conselho de Ministros, esta quinta-feira, o Governo propõe o ex-coordenador da task force de vacinação para o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada.

É oficial. O Governo propôs Henrique Gouveia e Melo para ocupar o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA). O nome do ex-coordenador da task force da vacinação contra a Covid-19 foi aprovado em Conselho de Ministros para substituir o almirante António Maria Mendes Calado. O Presidente da República tem a última palavra.

“Foi aprovada a deliberação que propõe a Sua Excelência o Presidente da República, com parecer favorável do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, após audição do Conselho do Almirantado, a exoneração do Almirante António Maria Mendes Calado do cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada e a nomeação do Vice-almirante Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo como Chefe do Estado-Maior da Armada, bem como a correspondente promoção ao posto de Almirante”, lê-se no comunicado do Conselho de Ministros, publicado esta quinta-feira.

Ainda que a proposta não seja vinculativa, o Conselho do Almirantado reuniu na quarta-feira para decidir sobre a nomeação do vice-almirante Gouveia e Melo para a direção da Marinha, três meses depois de o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, ter informado o almirante Mendes Calado de que não continuaria no posto. Na altura, o parecer do Conselho do Almirantado havia sido desfavorável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprova Gouveia e Melo para Chefe do Estado-Maior da Armada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião