IVAucher já devolveu 37 milhões de euros aos consumidores

  • Lusa
  • 30 Dezembro 2021

Foram reembolsados 37 milhões de euros aos consumidores aderentes do IVAucher, num total de 14 milhões de transações, equivalente a cerca de 76% do saldo disponível de 49 milhões de euros.

Cerca de 37 milhões de euros foram reembolsados aos consumidores aderentes do IVAucher desde 1 de outubro, num total de 14 milhões de transações, correspondentes a cerca de 76% do saldo à disposição, informou esta quinta-feira o Ministério das Finanças.

“O Programa IVAucher contribuiu, até ao momento, com cerca de 73 milhões de euros para os setores do alojamento, cultura e restauração, os quais foram especialmente afetados pela pandemia”, destaca o ministério em comunicado.

Desde 1 de outubro, data de arranque de utilização do saldo acumulado IVAucher, as Finanças reembolsaram cerca de 37 milhões de euros aos consumidores aderentes.

Eram elegíveis para a utilização de saldo cerca de 82 milhões de euros, acumulados por todos os consumidores que pediram fatura com NIF entre junho e agosto 2021, tendo os consumidores aderentes à disposição um saldo de cerca de 49 milhões de euros e utilizado 76% desse saldo.

O número de adesões ao programa também aumentou face ao início de novembro, quando o Governo deu conta de que mais de um milhão de contribuintes tinham aderido ao programa IVAucher e que tinham sido feitos 2,4 milhões de reembolsos no total de 16,4 milhões de euros.

“Registaram-se no Programa IVAucher perto de 1 milhão e 500 mil consumidores (1.494.317) e quase 10 mil comerciantes (9460), o que corresponde cerca de 35 mil terminais de pagamento (34.934)”, atualiza esta quinta-feira no comunicado.

O ministério faz também o balanço do AUTOvoucher, dando conta da devolução de quase 11 milhões de euros em desconto nos combustíveis, somando, desde 10 de novembro, quando os contribuintes começaram a beneficiar deste desconto, o reembolso de 10.718.905 euros, num total de 2,1 milhões de transações.

“O AUTOvoucher conta já com 1.045 NIF de comerciantes registados, o que corresponde a um total de 9.798 terminais em todo o país”, adianta o ministério das Finanças no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IVAucher já devolveu 37 milhões de euros aos consumidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião