Banco Montepio vende carteira de 253 milhões de euros

  • ECO
  • 31 Dezembro 2021

A carteira envolve 10.318 contratos e foi vendida a três sociedades com sede em Portugal.

O Banco Montepio vendeu uma carteira de 253 milhões de euros de créditos não produtivos, segundo comunicado enviado ao mercado esta sexta-feira. Esta carteira, que inclui mais de dez mil contratos, foi comprada por três sociedades com sede em Portugal.

“O montante bruto alienado foi de 253 milhões de euros, numa carteira que englobou 10.318 contratos registados em balanço e fora de balanço”, refere a nota no site da Comissão do Mercados de Valores Mobiliários. LX Investments Partners III, BTL Ireland Acquisitions II Designated Activity Company e BTLP Acquisitions I Unipessoal, Lda foram as sociedades compradoras, que “são regidas pela lei portuguesa e com sede em Portugal”.

O banco, detido pela Associação Mutualista, não indica qual o valor do encaixe, mas avança que “o impacto estimado desta venda nos resultados do Banco Montepio será imaterial, representando, no entanto, uma importante
redução das exposições não produtivas, contribuindo para uma diminuição de 1 ponto percentual” no rácio de NPE.

Assim, assinala o banco, esta operação irá contribuir para um “aumento de 3 p.b. no rácio de Capital Total do
Banco Montepio”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio vende carteira de 253 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião