Banco Montepio vende 360 milhões de euros de carteira de crédito ao consumo

Banco Montepio e a sua participada Montepio Crédito alienaram uma carteira de crédito ao consumo com o valor bruto de 360 milhões, englobando perto de 40 mil contratos.

O Banco Montepio e a sua participada Montepio Crédito venderam cerca de 360 milhões de euros de crédito ao consumo através de uma operação de titularização de créditos colocada junto de investidores institucionais internacionais.

De acordo com o banco, foram alienados 356,8 milhões de euros de crédito relativos a uma carteira que englobou aproximadamente 40 mil contratos.

“A concretização desta operação permite reduzir o volume de ativos ponderados pelo risco em cerca de 265 milhões de euros”, adianta o Banco Montepio no comunicado enviado esta terça-feira ao mercado, salientando que a transação vai permitir reforçar os rácios de capital.

A titularização foi colocada junto de investidores institucionais internacionais, em cinco tranches colateralizadas com um spread implícito médio de 112 pontos base sobre a Euribor a 1 mês, tendo a procura sido mais de 1,8 vezes superior à oferta, detalha a instituição.

A classe sénior tem um rating de AA (DBRS) e AA- (Fitch Ratings) e irá pagar um cupão com um spread implícito de 48 p.b. sobre a Euribor a um mês.

O Banco Montepio destaca ainda a participação “determinante” dos membros do sindicato de colocação desta emissão, a StormHarbour e o Crédit Agricole Corporate & Investment Bank.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio vende 360 milhões de euros de carteira de crédito ao consumo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião