Ministério Público está a investigar ataque informático aos sites do grupo Impresa

  • Lusa
  • 5 Janeiro 2022

O Ministério Público confirmou a "existência de inquérito" ao ciberataque de que foram alvos os sites do grupo Impresa do último domingo.,

O Ministério Público (MP) está a investigar o ataque informático ao grupo Impresa, que deixou indisponíveis entre domingo e terça-feira os sites do jornal Expresso e da estação televisiva SIC, revelou esta quarta-feira a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Confirma-se a existência de inquérito relacionado com a referida factualidade, a correr termos no DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] da Comarca de Lisboa Oeste (Ministério Público de Oeiras)”, disse fonte oficial da PGR em resposta à Lusa.

O grupo Impresa tinha adiantado em comunicado no domingo que estava já a trabalhar com “as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança”, acrescentando que iria apresentar uma queixa-crime e classificando o sucedido como um “atentado nunca visto à liberdade de imprensa em Portugal na era digital”.

Segundo a CNN Portugal, “os sites do jornal Expresso e da SIC e SIC Notícias foram atacados por um grupo de hackers conhecido como o Lapsus Group, sendo exigido “o pagamento de um resgate para a desbloquear o acesso”. De acordo com a estação, “o site da revista Blitz também foi afetado pelo ataque ransomware” (um tipo de malware, ou software malicioso, que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido).

“Os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de ‘cloud’ (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contacto para o resgate está abaixo”, podia ler-se na mensagem disposta pelo grupo no endereço do semanário.

Só na noite de terça-feira, mais de 48 horas depois do ataque informático, é que os sites do grupo Impresa voltaram ao ativo com o mesmo endereço, mas em formato provisório.

Numa nota publicada na página provisória do Expresso, a direção do semanário explicou que os sites temporários permitirão levar aos leitores as notícias que têm sido publicadas, nos últimos dias, nas redes sociais do jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público está a investigar ataque informático aos sites do grupo Impresa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião