Teste obrigatório cai para 2,5 milhões de pessoas com dose de reforço

A partir de 10 de janeiro, quem tiver recebido a dose de reforço há mais de 14 dias não terá de apresentar teste para entrar em grandes eventos, lares, visitar pacientes internados ou ir ao estádio.

São mais de 2,5 milhões de cidadãos que a partir de 10 de janeiro vão deixar de precisar de teste negativo para entrar em certos locais. É o caso dos grandes eventos, lares, visitar pacientes internados ou ir ao estádio. O Conselho de Ministros desta quinta-feira decidiu isentar de teste quem recebeu a dose de reforço há mais de 14 dias.

É preciso recuar ao boletim diário de vacinação de 24 de dezembro (a 26 de dezembro não houve boletim por causa do Natal) para encontrar um número aproximado dos cidadãos que a partir de 10 de janeiro ficam isentos de apresentar teste negativo: eram 2.568.716 os cidadãos com dose de reforço administrada nesse dia.

Todas as pessoas que tenham a dose de reforço há mais de 14 dias deixarão de ter de fazer teste para ter acesso às atividades e locais ainda sujeitas à obrigatoriedade de testagem“, disse António Costa.

Automaticamente, como explicou o primeiro-ministro, ao 14.º dia após a administração da dose de reforço, o certificado digital de vacinação irá atualizar-se, aparecendo uma referência explícita à terceira dose (segunda dose no caso da Janssen). Esse certificado com a dose de reforço será suficiente para as situações em que continua a ser necessário um teste negativo obrigatório:

  • Acesso para visitas a lares;
  • Visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
  • Grandes eventos e eventos sem lugares marcados ou em recintos improvisados;
  • Recintos desportivos (salvo decisão da DGS).

A partir de 10 de janeiro, à medida que passarem os 14 dias para mais pessoas com dose de reforço, mais cidadãos ficarão nesta situação. Segundo o boletim diário de vacinação de 6 de janeiro, já são 3.196.519 cidadãos com a dose de reforço e o número deverá continuar a subir com o alargamento da população elegível e dos dias específicos para vacinar os profissionais do setor da educação.

Além de ficarem isentas de teste, estas pessoas não precisarão de fazer isolamento caso tenham um contacto de alto risco: “Todas as pessoas que já têm dose de reforço ficarão isentas do isolamento“, disse o primeiro-ministro na conferência de imprensa do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Não é absolutamente claro, mas as medidas do Governo dão a entender que quem tiver a dose de reforço não precisará de fazer um teste negativo à entrada dos bares e das discotecas, quando estas reabrirem a 14 de janeiro. Também não é claro se quem tiver a dose de reforço e estiver a voar de regresso para Portugal necessite do teste negativo.

Para os restantes cidadãos que ainda não têm a dose a de reforço, a modalidade de vacinação do certificado digital continua a dar-lhes acesso aos restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Teste obrigatório cai para 2,5 milhões de pessoas com dose de reforço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião