Bial abre candidaturas para o Prémio de Medicina Clínica. Vale 100 mil euros

O prémio tem um valor de 100 mil euros e as candidaturas estão abertas até 31 de agosto. Além da obra premiada, poderão ainda ser atribuídas menções honrosas (no máximo duas) no valor de dez mil cada.

A Fundação Bial abriu as candidaturas para mais uma edição do Prémio Bial de Medicina Clínica. A 20ª edição deste prémio tem um valor de 100 mil euros e pretende galardoar uma obra intelectual original, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica.

O trabalho vencedor será ainda publicado em livro. Além da obra premiada pela Fundação Bial, poderão ainda ser atribuídas menções honrosas – no máximo duas – no valor de dez mil euros cada.

As candidaturas podem ser submetidas na página da Bial e estão abertas até 31 de agosto. O presidente do Júri, Manuel Sobrinho Simões, destaca que “o Prémio BIAL de Medicina Clínica vai distinguir a melhor investigação em medicina clínica com elevada aplicabilidade na comunidade. É com este objetivo que lançamos a edição de 2022″.

Nesta edição são esperadas “candidaturas que coloquem o mais avançado conhecimento clínico e científico ao serviço dos doentes e da sociedade em geral, com impacto significativo na melhoria da saúde humana”, destaca Manuel Sobrinho Simões, da Universidade do Porto.

O Prémio Bial já distinguiu 105 trabalhos de 302 autores, tendo sido editadas e distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde 41 obras premiadas, num total de mais de 320 mil exemplares. No total, foram analisadas 686 obras candidatas de 1.742 investigadores, médicos e cientistas de 20 países.

O Presidente da Fundação Bial, Luís Portela, destaca que “ao longo das edições realizadas, o Prémio Bial de Medicina Clínica acompanhou a evolução e as tendências da Medicina, tendo premiado diversos trabalhos no âmbito das doenças civilizacionais, genética, medicina molecular, imagiologia, terapêuticas substitutivas e regenerativas, entre muitos outros. No contexto atual, este Prémio assume ainda maior relevância por incentivar a investigação médica com aplicação na saúde dos cidadãos, dando visibilidade aos trabalhos premiados.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bial abre candidaturas para o Prémio de Medicina Clínica. Vale 100 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião