Luís Portela da Bial recebe doutoramento Honoris Causa da Universidade de Lisboa

Este ano, Luís Portela retirou-se da vida profissional para se dedicar à Fundação BIAL, aos seus livros e à família.

Luís Portela, presidente da Fundação BIAL.

O presidente da Fundação BIAL, Luís Portela, foi distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa, atribuído pela Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Medicina. A cerimónia de distinção decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e foi transmitida online.

“Foi com enorme satisfação que recebi a notícia de que a Universidade de Lisboa tinha decidido distinguir-me com o doutoramento Honoris Causa. É com muita honra que aqui estou hoje, mas também com um profundo sentimento de gratidão”, disse Luís Portela, citado em comunicado.

Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, em 1979 Luís Portela desligou-se da carreira médica e universitária para assumir a presidência da BIAL, liderando a sua transformação numa farmacêutica internacional de inovação com o lançamento dos primeiros medicamentos de investigação portuguesa: um antiepilético e um antiparkinsoniano. Em 2011, deixou a presidência executiva ao filho mais velho, António Portela, passando a exercer as funções de chairman.

Este ano, Luís Portela retirou-se da vida profissional para se dedicar à Fundação BIAL, aos seus livros e à família. “A distinção surge como reconhecimento do papel de Luís Portela como impulsionador da saúde, da ciência, da investigação e da filantropia em Portugal, com impacto para toda a comunidade académica e, inerentemente, para a sociedade”, lê-se em comunicado.

O grau de Doutor Honoris Causa é atribuído a personalidades eminentes que se tenham distinguido na atividade académica, científica, profissional, cultural, artística, cívica ou política, ou que tenham prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Portela da Bial recebe doutoramento Honoris Causa da Universidade de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião