5 coisas que vão marcar o dia

O dia é marcado pelo debate televisivo com todos os partidos com assento parlamentar. BdP diz como evoluíram os novos créditos aos consumidores e o Eurostat revela a evolução do turismo em outubro.

Esta segunda-feira é marcada pelo debate televisivo com todos os partidos com assento parlamentar. É também dia de divulgação dos dados sobre novos créditos aos consumidores e de como evoluiu o turismo em outubro na União Europeia. No contexto internacional, a Organização Internacional do Trabalho vai medir o impacto da pandemia no mercado laboral. Saiba quais são os acontecimentos que vão marcar o dia.

Debate televisivo com todos os partidos

A menos de quinze dias das eleições legislativas, a semana arranca com um debate televisivo com todos os partidos com assento parlamentar. O debate está marcado para as 21 horas e vai ser transmitido na RTP 1 e RTP 3. A sondagem da Universidade de Lisboa dá vitória ao PS com 39% dos votos, mais um ponto do que na última sondagem e mais nove pontos do que os sociais-democratas (30%).

Como evoluiu os novos créditos aos consumidores?

O Banco de Portugal vai divulgar esta segunda-feira a evolução dos novos créditos aos consumidores referentes a novembro do ano passado. Em outubro, o crédito ao consumo contraiu ligeiramente, com os bancos e as entidades financeiras a emprestarem pouco mais de 574 milhões de euros aos consumidores, menos 2% em relação ao mês anterior.

Termina prazo do concurso público para Central do Pego

Esta segunda-feira termina prazo do concurso público para a atribuição do ponto de ligação à rede elétrica da Central Termoelétrica do Pego. A Central Termoelétrica do Pego é o maior centro produtor nacional de energia, com uma potência instalada de 628 megawatts (MW) na central a carvão, e de 800 MW na central a gás, que prosseguirá em atividade, com contrato válido até 2035. O fim da produção de energia a carvão da central termoelétrica da Tejo Energia estava oficialmente marcado para 30 de novembro de 2021, mas com o esgotamento dos stocks de carvão na empresa, no dia 19 de novembro a central a carvão já não foi reativada.

Como evoluiu o turismo em outubro?

O Eurostat vai revelar esta segunda-feira como evoluiu o turismo em outubro na União Europeia. Entre os dados a divulgar estão as noites passadas em estabelecimentos de alojamento turístico relativas a outubro do ano passado. No verão de 2021, o turismo europeu mostrou sinais de recuperação, mas mesmo assim as receitas ficaram 20% abaixo das obtidas no mesmo mês de 2019.

Como vai evoluir o mercado de trabalho em 2022?

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulga esta segunda-feira o relatório “World Employment and Social Outlook: Trends 2022”, que analisará o impacto da pandemia no mercado laboral. A Covid-19 tem feito tremer o mundo do trabalho, atirando milhões para o desemprego e muitos outros para a precariedade. Vários países, incluindo Portugal, têm lançado, em respostas, apoios extraordinários à manutenção dos postos de trabalho, como o português lay-off simplificado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião