Panasonic e Canon UK avançam em direção a semana de trabalho de quatro dias

A semana laboral reduzida será opcional para os colaboradores da Panasonic no Japão. Já a Canon UK vai fazer parte do projeto-piloto que arranca no Reino Unido e envolve cerca de 30 empresas.

Há cada vez mais empresas pelo mundo a testarem e a porem em prática a semana de quatro dias de trabalho. Agora foi a vez da Panasonic no Japão e da Canon UK anunciarem que estão introduzir esta medida gradualmente. No caso da Panasonic, a semana laboral reduzida será opcional para os colaboradores, enquanto a Canon UK vai fazer parte do projeto-piloto que arranca no Reino Unido, envolvendo cerca de 30 empresas britânicas.

“Devemos apoiar o bem-estar dos nossos empregados”, disse o CEO da Panasonic, Kusumi Yuki, citado pela Mashable (acesso livre, conteúdo em inglês).

O gestor defende que, ao permitir que os colaboradores trabalhem apenas quatro dias por semana, o bem-estar das pessoas vai melhorar significativamente. E sugere: as pessoas podem aproveitar o terceiro dia de folga por semana para continuar os seus estudos, fazer ações de voluntariado ou mesmo ter um emprego paralelo.

Para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar dos seus trabalhadores, a fabricante japonesa está também a aumentar a flexibilidade, nomeadamente com a possibilidade de teletrabalho.

Já a Canon UK vai fazer parte de um projeto-piloto no Reino Unido, semelhante às experiências já realizado na Islândia, Austrália, Nova Zelândia ou Espanha, com a duração de seis meses, em que os colaboradores trabalharão quatro dias por semana sem que haja qualquer penalização salarial.

O projeto-piloto — que envolve até 30 empresas britânicas, que participam para comprovar as vantagens e as possibilidades de avançar para uma redução da jornada laboral para quatro dias, sem qualquer penalização salarial — será realizado em conjunto com académicos das universidades de Cambridge e Oxford, e está a ser supervisionado pelo “4 Day Week Global”.

“Reconhecemos que os padrões de trabalho e o foco que todos nós damos ao nosso equilíbrio entre a vida profissional e familiar mudaram substancialmente durante a pandemia. Como empregador recetivo, estamos sempre atentos à forma como podemos adaptar as nossas práticas de trabalho para garantir que os empregados considerem que o seu tempo connosco é significativo, gratificante e produtivo”, diz Ken Sutherland, presidente da Canon Medical Research Europe, citado pelo The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês).

A semana laboral de quatro dias tem vindo a ganhar terreno nos últimos anos, depois de algumas empresas terem reportado benefícios como o aumento da produtividade e a melhoria da retenção de talento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Panasonic e Canon UK avançam em direção a semana de trabalho de quatro dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião