Euronext quer regresso das OTRV e vai lançar novo produto na bolsa portuguesa

Com a perspetiva de subida das taxas de juro, dona da bolsa de Lisboa vê margem para Governo voltar às emissões das famosas obrigações para o retalho. Além disso, vai lançar um novo produto por cá.

Desde 2018 que o Governo não avança com novas emissões das famosas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), destinadas aos investidores de retalho. Com a perspetiva de subida das taxas de juro, a Euronext Lisbon espera o regresso das OTRV e tem outra carta na manga para quem investe na bolsa: vai lançar contratos de opções.

“Era relevante que o Governo voltasse às OTRV. Foi interrompido pois as taxas de juro estavam demasiado baixas. Porém, o contexto que vamos ter, com subida dos juros, poderá haver condições para o regresso das OTRV”, adiantou Isabel Ucha esta quinta-feira num encontro virtual com os jornalistas.

Iria permitir “alargar o leque de opções de investimento para os investidores”, acrescentou de seguida. É um produto que “tem liquidez” no mercado e há interesse, sustentou.

Bolsa vai ter opções

Isabel Ucha revelou ainda uma novidade a lançar “nas primeiras semanas do ano”: “Vamos lançar opções sobre empresas” a pedido de muitos investidores. Trata-se, no fundo, de um contrato financeiro que dá o direito a comprar ou vender um ativo subjacente a um preço previamente estabelecido e numa data futura.

“Vamos ter um market-maker que vai proporcionar liquidez a estas opções. Queremos alargar este leque e incluir o PSI-20”, disse, enquadrando este novo produto nas novas regras da bolsa que vão entrar em vigor a partir de março com vista a dinamizar o índice de referência nacional.

A expectativa da bolsa é que as opções possam captar o interesse dos investidores individuais, enquanto os futuros (que já existem na bolsa portuguesa) são mais procurados pelos investidores institucionais.

De acordo com Isabel Ucha, o mercado de derivados nacional cresceu 9% no ano passado e assiste-se a um “contexto positivo” para estes instrumentos financeiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext quer regresso das OTRV e vai lançar novo produto na bolsa portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião