Lisboa cai mais de 1% em dia de perdas na Europa. EDP Renováveis cai mais de 4%

O dia foi de quedas expressivas nas principais bolsas europeias, e a praça lisboeta não foi exceção. Quedas da família EDP pesaram no desempenho do PSI-20.

A bolsa nacional fechou a última sessão da semana a cair mais de 1%, uma desvalorização em linha com as registadas pelas congéneres europeias. A maior parte das cotadas do índice de referência nacional ficou em terreno negativo, com as quedas da família EDP a pesar particularmente no desempenho.

O PSI-20 caiu 1,43% para 5.582,76 pontos. Entre as 19 cotadas do índice de referência, apenas três — a Semapa, a Sonae e a Nos — registaram valorizações, com as restantes a negociar abaixo da linha de água.

A liderar as quedas ficou a EDP Renováveis, que perdeu 4,61% para os 19,25 euros, numa sessão em que a casa-mãe EDP recuou 2,37% para os 4,529 euros, depois de revelar que teve uma quebra de 5% na produção de eletricidade, no ano passado.

Os “pesos pesados” da bolsa destacam-se também em terreno negativo, com o BCP a cair 2,05% para os 0,1575 euros e a Galp Energia a recuar 0,46% para os 9,53 euros. Nota ainda para a Altri, que desvalorizou 2,92% para os 5,65 euros, a Navigator, que cedeu 2,43% para os 3,29 euros e os CTT, que perderam 1,99% para os 4,19 euros.

No extremo oposto, a Sonae e a Nos registaram ganhos de 0,40%, enquanto a Semapa subiu 0,85% para os 11,80 euros.

Pelas principais bolsas da Europa, o dia foi de quedas expressivas. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas, desvalorizou 1,9%, tendo registado uma queda semanal de 1,5%. O alemão DAX cedeu 2,1%, o francês CAC-40 desvalorizou 1,9%, o espanhol IBEX-35 caiu 1,6% e o britânico FTSE perdeu 1,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa cai mais de 1% em dia de perdas na Europa. EDP Renováveis cai mais de 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião