Fundação Repsol vai acelerar startups tecnológicas. Tem 100.000 euros por distribuir

As empresas selecionadas vão receber até 100.000 euros num ano e aconselhamento de uma equipa de mentores especializados no setor energético.

A Fundação Repsol acaba de lançar a 11.ª convocatória para o seu Fundo de Empreendedores, através do qual procura startups tecnológicas que desenvolvam soluções inovadoras nos domínios da transição energética e redução da pegada de carbono, das tecnologias de baixas emissões, da economia circular e da digitalização da indústria energética. Tem um bolo de até 100.000 euros por distribuir pelas selecionadas.

“O Fundo de Empreendedores apoia todos os anos entre cinco a sete empresas na fase pré-comercial, dando-lhes o impulso de que necessitam para se converterem num projeto real no mercado, o mais rápido possível. Todas elas têm em comum o facto de estarem a desenvolver inovações que contribuem para uma transição energética mais sustentável”, lê-se em comunicado.

Os projetos selecionados receberão um apoio financeiro de até 100.000 euros durante um ano, bem como o aconselhamento de uma equipa de mentores especializados que os acompanharão durante a fase de aceleração. O grupo de mentores agrega uma variedade de especialistas, desde profissionais no ativo da Repsol Technology Lab e das diferentes áreas de negócio da empresa, que farão um acompanhamento técnico e empresarial, até antigos executivos da Repsol com uma vasta experiência no desenvolvimento de negócios.

“As startups incubadas também poderão testar os seus protótipos nas instalações industriais da Repsol e desenvolver testes-piloto em colaboração com os profissionais da multienergética”, detalha a companhia.

O processo de aceleração tem a duração de um ano e começa em outubro de 2022. Os empreendedores que queiram participar podem apresentar os seus projetos até 1 de março de 2022, através do formulário disponível em www.fundacionrepsol.com.

Desde a sua criação, em 2011, o Fundo já permitiu acelerar 65 startups (com uma taxa de sobrevivência de 75% entre as empresas incubadas), desenvolver mais de 850 protótipos e registar cerca de 200 patentes.

Nas suas dez edições, a Fundação Repsol doou mais de 10 milhões de euros às empresas incubadas, que conseguiram angariar no seu conjunto mais de 230 milhões de euros de financiamento público e privado e criaram 390 novos empregos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundação Repsol vai acelerar startups tecnológicas. Tem 100.000 euros por distribuir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião