EDP Renováveis conclui venda de parques eólicos por 534 milhões à Onex

Esta operação "engloba cinco parques eólicos", dos quais 96 megawatts estão em operação desde 2018-2019 e os restantes 125 megawatts arrancaram a operação em dezembro do ano passado. 

A EDP Renováveis (EDPR) concluiu esta sexta-feira a venda de um portefólio eólico de 221 megawatts (MW), localizado em Portugal, à Onex Renewables, num negócio avaliado em 534 milhões de euros.

“A subsidiária EDP Renováveis, S.A. (“EDPR”) detida em 74,98%, tem o prazer de anunciar a conclusão da venda à Onex Renewables S.a.r.l. (“Onex”) de uma participação acionista de 100% num portfólio eólico com 221 MW em Portugal, por um enterprise value de 534 milhões de euros“, informa a empresa liderada por Miguel Stilwell, em comunicado enviado à Comissão de Valores Imobiliários (CMVM).

A subsidiária da EDP para as energias renováveis adianta ainda que esta transação “engloba cinco parques eólicos”, dos quais 96 megawatts estão em operação desde 2018-2019 e os restantes 125 megawatts arrancaram a operação em dezembro do ano passado.

De acordo com a companhia de energias renováveis, esta operação irá permitir um encaixe de 534 milhões de euros de rendimentos de rotação de ativos e “está inserida no contexto do programa de rotação de ativos de 8 mil milhões de euros” anunciado para o quadriénio 2021-2025, “permitindo à EDP acelerar a criação de valor e reciclar capital para reinvestir em crescimento rentável”. Recorde-se que o negócio tinha sido anunciado em julho de 2021.

Entretanto, o Santander anunciou da sua parte o financiamento à Onex Holdings, em mais de €360 milhões, para o refinanciamento e aquisição dos 5 parques eólicos da EDP Renováveis.

“O banco atuou como one-stop shop para o financiamento, assegurando o desembolso total do pacote de dívida e contratando um instrumento de cobertura do risco de taxa de juro. Esta aquisição pela Onex tem um Entreprise Value superior a €534 milhões”, informou o Santander em comunicado.

Os ativos adquiridos pela Onex serão geridos Exus Management Partners, uma empresa privada que investe e gere ativos no sector das energias renováveis para investidores privados e institucionais. A empresa tem tido um relevante crescimento a nível global e atualmente mantém sob gestão um portfolio em operação de mais de 9GW.

A Onex Holding é um grupo privado baseado no Luxemburgo, com investimentos em ativos estratégicos no sector imobiliário, energia e trading. Quer desenvolver um portfolio de 1GW de ativos renováveis até final de 2023.

(Notícia atualizada às 12h05 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis conclui venda de parques eólicos por 534 milhões à Onex

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião