Primeiro cluster de hidrogénio em Portugal arranca já no próximo ano

  • Capital Verde
  • 28 Janeiro 2022

O projeto GreenH2Atlantic resulta de um consórcio de 13 entidades, entre as quais o ISQ, e conta com um financiamento de 30 milhões de euros. A construção do cluster vai começar em 2023.

O ISQ, Centro de Interface e Tecnologia, anunciou que foi selecionado na qualidade de I&D partner para integrar o GreenH2Atlantic, um projeto de produção de hidrogénio verde de 100 MW em Sines.

Este projeto conta com um financiamento de 30 milhões de euros para a fase de construção, a começar já em 2023, e tem o início da operação previsto para 2025. Além disso, será desenvolvido em consórcio com outras 13 entidades, entre as quais se incluem a EDP e a GALP, e muitos outros parceiros do mundo académico e da investigação como o INESC-TEC e CEA.

A inovação do projeto passa pelo desenvolvimento e implementação de um eletrolisador de 100 MW, composto por módulos escaláveis de 8 MW com elevada capacidade para atingir a máxima eficiência, mas também pelo sistema de interface composto por tecnologias de gestão avançadas que permitirão a ligação direta do eletrolisador a energia renovável híbrida local (solar e eólica).

“O ISQ irá contribuir em áreas de inovação como, por exemplo, os requisitos e design review na fase de desenvolvimento do eletrolisador, o estudo das normas e metodologias de certificação relevantes para sistemas de eletrolisação, o estudo das formas de valorização do oxigénio e calor (resultantes do processo de eletrolisação), assim como a capacitação dos recursos humanos em Portugal para operarem no novo processo de produção do H2 verde, em Sines”, referiu, em comunicado, Pedro Matias, presidente do ISQ.

O GreenH2Atlantic foi um dos três projetos selecionados no âmbito do Programa de investigação e desenvolvimento Horizon 2020 – European Green Deal, concebido para demonstrar a viabilidade do hidrogénio renovável numa escala de produção e aplicação tecnológica sem precedentes.

O projeto vai materializar a verdadeira transição de uma antiga central de produção de energia a partir do carvão para uma unidade de produção de hidrogénio renovável, um dos vetores energéticos decisivos no processo de descarbonização dos principais setores da economia.

“Com a criação de um cluster de hidrogénio verde em Sines, o ISQ contribuirá significativamente para os objetivos de sustentabilidade de Portugal e da região de Sines em particular, dando o seu contributo para o cumprimento do roteiro de transição energética que os países mais avançados estão a fazer, neste que é um projeto estratégico para Portugal”, concluiu o presidente do ISQ.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeiro cluster de hidrogénio em Portugal arranca já no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião