Abreu Advogados distingue dois estudantes com prémio “Law and Technology Award”

Blockchain na advocacia é o tema dos projetos vencedores do “Law and Technology Award 2021” da Abreu Advogados. Gabriela Duarte e Pedro Hemsworth são os vencedores desta 4.ª edição.

Gabriela Duarte e Pedro Hemsworth, finalistas da licenciatura de Direito na Universidade de Coimbra e na Universidade do Porto, respetivamente, venceram a 4.ª edição do “Law and Technology Award” da Abreu Advogados. Este concurso pretende incentivar o interesse dos estudantes pela relação entre direito e tecnologia.

“Os trabalhos apresentados analisaram com originalidade e profundidade o impacto da tecnologia Blockchain na advocacia, dedicando especial atenção aos smart contracts”, explicou a firma.

Nesta edição do “Law and Technology Award” os candidatos responderam à seguinte questão: “É motivo de discussão o impacto da blockchain. Na sua opinião, esta tecnologia será transformadora da advocacia? Porquê?”.

O meu trabalho focou-se nos smart contracts e na sua aplicabilidade prática. Procurei analisar primeiro a sua génese, como surgiram e o que eram, e depois fiz uma reflexão profunda sobre a própria palavra “smart contracts” e de que forma se integram no nosso dia-a-dia. A Abreu Advogados é uma sociedade com a qual me identifico e foi por isso com grande satisfação que soube que tinha ganho este prémio”, refere Pedro Hemsworth.

Para Gabriela Duarte, “o tema dos smart contracts é muito atrativo para as empresas, pelo que procurei no meu projeto focar-me nas características destes contratos e fazer um paradoxo com os contratos tradicionais, analisando os pontos similares e divergentes e, por fim, indagar se as vantagens de um smart contract são efetivamente apetecíveis.”

Os vencedores terão direito a um prémio monetário no valor de 500 euros. Pedro Hemsworth foi ainda convidado a realizar o estágio profissional na Abreu Advogados a partir de setembro de 2022.

(Da esquerda para a direita): Armando Martins Ferreira, sócio da Abreu Advogados; Pedro Hemsworth e Gabriela Duarte, vencedores do Prémio, e Luís Barreto Xavier, presidente do Instituto de Conhecimento.

As candidaturas foram analisadas por um júri composto por Armando Martins Ferreira e Ricardo Henriques, sócios da Abreu Advogados, e Luís Barreto Xavier, Presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados.

“O processo de transição digital da advocacia está em curso e a Blockchain e os Smart Contracts começam a ter um papel crescente nesta transformação. Os trabalhos que premiamos refletem pensamento crítico, talento e capacidade de inovação. Com este prémio, queremos motivar os estudantes a pensar fora da caixa, e a explorar as diferentes dimensões em que a tecnologia se cruza com o dia-a-dia dos advogados”, explicou Luís Barreto Xavier, membro do júri e Presidente do Instituto de Conhecimento.

A Abreu Advogados, em conjunto com o seu Instituto de Conhecimento, tem vindo a desenvolver várias iniciativas sobre Direito e Tecnologia. Além do “Law and Technology Award”, promoveu em 2021, pelo 3º ano consecutivo, o “Lisbon Law & Tech”, um dos principais eventos internacionais sobre Direito e Tecnologia, com a participação de alguns dos principais especialistas mundiais nestes temas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Abreu Advogados distingue dois estudantes com prémio “Law and Technology Award”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião