Paula Gomes Freire assume o cargo de managing partner da VdA. João Vieira de Almeida é o novo senior partner

A partir desta terça-feira, João Vieira de Almeida passa a ser senior partner e Paula Gomes Freire managing partner da Vieira de Almeida.

Sete meses depois do anúncio, Paula Gomes Freire vai tomar posse esta terça-feira como managing partner da Vieira de Almeida. O seu antecessor, João Vieira de Almeida, vai assumir o cargo de senior partner.

João Vieira de Almeida vai continuar a presidir ao Conselho de Administração, “mantendo responsabilidades executivas em particular no desenvolvimento estratégico e gestão do partnership, bem como na defesa e promoção da Cultura e Sustentabilidade da firma”, lê-se na página da firma.

Já Paula Gomes Freire é membro do Conselho de Administração e assume a presidência da Comissão Executiva, cabendo-lhe a liderança da gestão operacional da firma, com foco no negócio, na equipa e nos resultados.

“A VdA adota, assim, um modelo de governance inovador, que resulta numa liderança combinada e de base colaborativa, dedicada a diferentes dimensões – potenciadas pela atual estrutura e sofisticação da firma – mas com o mesmo foco e ambição, assente numa visão de sustentabilidade de muito longo prazo“, refere a firma.

Foi em junho de 2021 que a VdA nomeou em Assembleia Geral a sócia Paula Gomes Freire como managing partner e João Vieira de Almeida como senior partner. Paula Gomes Freire referiu aquando da nomeação que era uma honra e motivo de “enorme orgulho” e que assumiria o cargo “com enorme sentido de missão e responsabilidade pela confiança merecida por parte dos meus sócios”.

“Temos uma visão clara sobre os desafios dos nossos clientes e as exigências do mercado, mas também sobre a importância das nossas pessoas e da afirmação da equipa. Queremos dar continuidade a essa visão, com a ambição de a potenciar, e esse será o meu principal papel”, acrescentou.

A nova managing partner da VdA acompanhou, enquanto sócia de Bancário & Financeiro, o desenvolvimento destes setores nos últimos 25 anos, tendo estado envolvida em algumas das operações mais emblemáticas que tiveram lugar no mercado português. Reconhecida pela sua vasta experiência e pelo profundo conhecimento do setor bancário e financeiro, foi distinguida pelos principais diretórios da advocacia internacional, considerada no Top 50 das Inspiring Women Lawyers da Península Ibérica.

Para João Vieira de Almeida “este é um processo de sucessão natural, alinhado com uma visão sobre a sustentabilidade e continuidade do projeto, por uma pessoa que reúne as qualidades certas para um papel de enorme exigência. Não podia estar mais confiante e orgulhoso com a escolha da Paula Gomes Freire, pela estima e apreço que tenho pelas suas qualidades pessoais, mas também porque materializa a afirmação de uma nova geração e da visão institucional que temos da VdA. Queremos afirmar ainda mais o papel relevante que assumimos na comunidade e promover aspetos da nossa cultura que entendemos importantes, em linha com o caminho que já tem sido feito, nomeadamente em matéria de Sustentabilidade, e será com essa missão que assumirei o cargo de senior partner”.

O managing partner da VdA desde 1995, enquanto sócio de M&A, acompanhou muitas das operações mais relevantes em Portugal, sendo reconhecido pelo mercado como assessor de primeira linha de grandes organizações. O seu estilo de liderança e a capacidade de antecipar os desafios do futuro do setor tem-lhe sido reconhecido no plano nacional e internacional, sendo-lhe atribuído o mérito do desenvolvimento e afirmação da VdA desde um escritório de 6 advogados a uma firma de cerca de 500 pessoas, com uma forte presença internacional.

Distinguido em 2018 pelo The Lawyer como European Managing Partner of the Year, tem implementando as melhores práticas internacionais de gestão na VdA, que constitui hoje um case study de Harvard e que é amplamente reconhecida por sucessivos prémios nacionais e internacionais, incluindo a distinção de FT Most Innovative Law Firm in Continental Europe, atribuída consecutivamente nos últimos anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paula Gomes Freire assume o cargo de managing partner da VdA. João Vieira de Almeida é o novo senior partner

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião