Regulador proíbe transmissão de canal russo RT em língua alemã

Falta da licença necessária à emissão do canal RT DE estará na origem da proibição anunciada pelo regulador alemão dos média. Canal alega ter uma licença válida, mas regulador não a reconhece.

O regulador alemão dos média, die medienanstalten, proibiu a transmissão do canal de língua alemã, da emissora estatal russa, RT, avançou esta quarta-feira a Agence France Presse News (acesso aberto / conteúdo em inglês).

Em causa estará a falta da licença necessária à emissão do canal RT DE, pode ler-se em comunicado do regulador alemão. Em resposta, a editora-chefe do canal, Margarita Simonyan, já expressou ser “um absurdo completo”, via Twitter, acrescentando que o RT “não vai interromper a emissão”.

Na resposta oficial do RT DE, o canal refere que a sua emissão é transmitida de Moscovo e que detém uma licença sérvia, alegando que segundo a lei europeia, esta é válida para a emissão televisiva na Alemanha.

“Não compreendemos o porquê de um regulador supostamente informado e independente, agir pelo que parecem ser motivos políticos, com base numa versão falsa da realidade que serve o seu próprio propósito”, pode ler-se na resposta da RT DE. O regulador alemão, contudo, alegou que o canal russo RT DE Productions GmbH está sediado em Berlim, e não possui uma autorização legítima sob a lei europeia.

Em resposta após o anúncio, Moscovo prometeu “medidas de retaliação” contra os meios de comunicação social alemães que operam na Rússia, denunciando a decisão do regulador como “política”. “Esta decisão não nos deixa outra escolha que é tomar medidas de retaliação contra os meios de comunicação alemães acreditados na Rússia”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo num comunicado.

O canal, lançado em 2005 como Russia Today, já foi acusado pelo Ocidente de desinformação e de emitir propaganda. As autoridades britânicas já ameaçaram, inclusive, revogar a sua licença de transmissão, e o canal já foi banido em vários países como a Lituânia e a Letónia. Também o Youtube já advertiu o canal em setembro por distribuir desinformação relativa ao coronavírus, e fechou outros dois canais da estação televisiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador proíbe transmissão de canal russo RT em língua alemã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião