Galp cai 2,68% após anunciar ajuste no dividendo. PSI-20 sobe 0,04%

As ações da Galp Energia caíram 2,68% na sequência de ter referido que quer fazer um “ajuste” aos dividendos. Ainda assim, o PSI-20 manteve-se em terreno positivo com uma subida ligeira.

Acompanhando a tendência positiva das praças europeias, o PSI-20 também fechou em alta, ainda que a subida tenha sido ligeira: valorizou 0,04% para os 5.627,96 pontos. A negociação em Lisboa nesta quarta-feira fica marcada pela queda da Galp Energia após a petrolífera ter anunciado um ajuste nos dividendos.

Na Europa, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, valorizou 0,5%. O britânico FTSE 100 subiu 0,8%, o francês CAC 40 valorizou 0,4%, o espanhol IBEX avançou 0,1% e o alemão DAX também somou 0,1%.

Em Lisboa, 10 cotadas valorizaram, uma ficou inalterada e oito fecharam em terreno negativo.

O destaque vai para a Galp Energia, cujas ações desvalorizaram 2,68% para os 9,73 euros. Em causa esteve o impacto da divulgação do trading update relativo ao quarto trimestre, no qual a empresa falou da intenção de realizar um “ajuste” aos dividendos.

Ainda nas quedas, a Semapa, a Altri e a Pharol desvalorizaram 1% ou mais.

Mas o PSI-20 acabou por ficar acima da linha de água, graças às subidas de cotadas como a EDP Renováveis, que valorizou 1,65% para os 19,06 euros, a Novabase, que subiu 1,22% para os 4,96 euros, e a Corticeira Amorim, que avançou 1,16% para os 10,5 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp cai 2,68% após anunciar ajuste no dividendo. PSI-20 sobe 0,04%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião