Estação Espacial Internacional vai “morrer” no oceano Pacífico em 2031

  • Joana Abrantes Gomes
  • 3 Fevereiro 2022

A Estação Espacial Internacional será tirada de órbita em janeiro de 2031. Cairá em Point Nemo, "o lugar mais distante de qualquer civilização humana que se pode encontrar", refere a NASA.

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), lançada em 1998, será tirada de órbita em janeiro de 2031, avançou a NASA. Nessa altura, mergulhará no oceano Pacífico para se juntar a outras estações espaciais, satélites e detritos espaciais desativados.

Será em Point Nemo, a cerca de 2.700 quilómetros de qualquer zona de terra, conhecido como cemitério espacial devido à total ausência de atividade humana. É “praticamente o lugar mais distante de qualquer civilização humana que se pode encontrar“, afirmou a NASA, citada pelo The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

A agência espacial norte-americana disse também que planeia continuar a sua investigação espacial no futuro, comprando espaço e tempo para os astronautas em naves espaciais comerciais. O objetivo atual é “lançar as bases para um futuro comercial em órbita terrestre baixa“, referiu o diretor da Estação Espacial Internacional, Robyn Gatens.

Por outro lado, o diretor do espaço comercial na sede da NASA, Phil McAlister, revelou que irão partilhar as lições aprendidas e a experiência de operações “com o setor privado, para os ajudar a desenvolver destinos seguros, fiáveis e rentáveis no espaço”.

A NASA estima que a transição da sua investigação espacial de uma estação espacial para o aluguer de espaço a bordo de naves espaciais comerciais poupará 1,3 mil milhões de dólares só em 2031. Esse valor pode “ser aplicado às iniciativas de exploração do espaço profundo pela NASA”, o que permitirá à agência explorar “mais longe e mais rapidamente” o espaço profundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estação Espacial Internacional vai “morrer” no oceano Pacífico em 2031

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião