Ex-chanceler alemão nomeado para administração da Gazprom

  • ECO
  • 4 Fevereiro 2022

Gerhard Schröder, antigo chanceler alemão, foi nomeado para integrar o Conselho de Administração da gigante russa Gazprom.

O antigo chanceler da Alemanha Gerhard Schröder foi nomeado para integrar o Conselho de Administração da Gazprom, empresa estatal de gás natural russa, numa altura em que as tensões geopolíticas entre o Ocidente e a Rússia crescem, avança o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

A nomeação foi revelada pela própria Gazprom esta sexta-feira, sendo que a decisão final será conhecida na assembleia anual de acionistas, marcada para 30 de junho. Na lista de 11 candidatos para integrarem o Conselho de Administração, consta Gerhard Schröder, que deverá substituir TimurKulibayev, genro do ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev, de acordo com o mesmo jornal.

Esta nomeação surge num altura em que a exportadora de gás natural russa tem estado “debaixo de fogo” sobre se se ajudou a alimentar a crise de gás na Europa, ao exportar menos quantidades do que em anos anteriores.

Também o Schröder, que liderou a Alemanha durante os primeiros anos da presidência de Vladimir Putin na Rússia, tem estado sujeito a fortes críticas pela sua acumulação de cargos em empresas e consórcios de energia russos. O antigo chanceler social-democrata – do mesmo partido do atual líder alemão Olaf Scholz – tornou-se chefe do comité acionista da Nord Stream, após liderar a Alemanha e é atualmente presidente do Conselho de Administração da Nord Stream 2, uma nova filial do gasoduto que vai duplicar a sua capacidade.

Este gasoduto ainda aguarda a aprovação de Berlim. Não obstante, na sequência do aumento de tensões entre o Ocidente e a Rússia, devido às ameaças da Rússia de invadir a Ucrânia, a presidente da Comissão Europeia já veio admitir que não descarta recorrer ao controverso gasoduto Nord Stream 2, que liga a Rússia à Alemanha através do Báltico, para sancionar Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-chanceler alemão nomeado para administração da Gazprom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião