Carlos Moedas quer investir 500 milhões para tornar Lisboa sustentável

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2022

"Lisboa Solar" é um dos projetos de Carlos Moedas para a cidade, que prevê a produção de eletricidade para autoconsumo em edifícios públicos e privados.

Carlos Moedas tem um ambicioso plano para a cidade de Lisboa. “Lisboa Solar” é o nome de um projeto criado com o objetivo de tornar a cidade mais sustentável, através, por exemplo, da produção de eletricidade para autoconsumo em edifícios públicos e privados, escreve o Diário de Notícias (aceso pago). O investimento previsto para este projeto é de 496 milhões de euros, quase 40% de todo o investimento até 2026.

Uma das componentes do “Lisboa Solar” é o aumento da “capacidade instalada de produção de energia solar fotovoltaica na cidade”, nomeadamente através da Central Fotovoltaica de Carnide, que deverá estar concluída em dezembro de 2024, num investimento de 2,12 milhões de euros. Além disso, pretende-se promover a “instalação de sistemas solares para aquecimento de águas quentes sanitárias” e a “produção de eletricidade para autoconsumo em edifícios residenciais, de serviços e comerciais, públicos e privados, priorizando escolas e edifícios de habitação social”.

Ainda dentro do tema sustentabilidade, o novo executivo pretende nos próximos quatro anos redesenhar a rede ciclável de Lisboa, reformulando ciclovias com problemas, como por exemplo a da Avenida Almirante Reis, uma das mais polémicas criadas por Fernando Medina.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Moedas quer investir 500 milhões para tornar Lisboa sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião