Moedas quer “duas ciclovias e duas faixas de cada lado” na Almirante Reis. “Isso era o sonho”

Presidente da Câmara de Lisboa diz estar a estudar uma alternativa à Avenida Almirante Reis, em Lisboa. Objetivo é ter no fim do mandato duas ciclovas e duas faixas de cada lado.

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou desde o início da campanha eleitoral que um dos seus objetivos era mexer na ciclovia da Avenida Almirante Reis, em Lisboa, uma das principais artérias da cidade. Atualmente, está a “estudar uma alternativa” a essa ciclovia que, diz, “foi feita sem qualquer preparação”. O “sonho” de Carlos Moedas para Lisboa é chegar ao final do mandato com duas ciclovias e duas faixas de cada lado.

“Tenho estado a estudar uma alternativa à Almirante Reis. A ciclovia foi feita sem qualquer preparação durante a pandemia e mudada quatro vezes. É uma coisa que não está feita em condições“, disse o autarca esta quinta-feira, durante um evento da Câmara do Comércio Americana (AmCham), no Lisbon Marriott Hotel, referindo que o principal problema é “escoar o trânsito que sai de Lisboa”.

Almoço com Engº Carlos Moedas - 10FEV22
Carlos Moedas, presidente da CML, no evento organizado pela Câmara de Comércio Americana em PortugalHugo Amaral/ECO

Nesse sentido, disse: “Precisamos de repensar a Almirante Reis. Precisamos de duas faixas. Precisamos de conseguir no fim deste mandato duas ciclovias, mas com duas faixas de cada lado. Isso era o sonho“, afirmou Carlos Moedas, referindo que essa questão terá de ser discutida com o Metropolitano de Lisboa e que, inclusive, já esteve ele próprio no terreno a medir a largura da avenida.

“Vamos ter de trabalhar muito. Gostava de deixar como legado uma Almirante Reis que as pessoas sentissem como uma Avenida da República ou uma Avenida da Liberdade. O que lá está não é bonito nem agradável. Temos de trabalhar nisso e vamos conseguir, com tempo, resiliência e teimosia”, afirmou o autarca social-democrata.

A ciclovia da Almirante Reis foi pensada por Fernando Medina e foi uma das principais bandeiras de Carlos Moedas durante a sua campanha eleitoral. O presidente eleito nunca poupou nas críticas àquelas faixas para bicicletas numa das principais artérias da cidade. No entanto, os planos não passam por acabar com a ciclovia — até porque já assegurou que vai continuar a investir nelas –, mas sim alterá-la.

(Notícia atualizada às 15h39 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moedas quer “duas ciclovias e duas faixas de cada lado” na Almirante Reis. “Isso era o sonho”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião