Lucros da CA Assurances ultrapassam 1,5 mil milhões de euros em 2021
Em janeiro de 2022, a seguradora transferiu carteira de 10 milhões de contratos de assistência para Europ Assistance. No balanço de 2021, a captação de poupança em unidades de conta fixou recorde.
Subsidiária de seguros do grupo Crédit Agricole e dona da antiga GNB Seguros (atual Mudum), a CA Assurances terminou 2021 a beneficiar da estratégia de diversificação (seguros gerais e ramo Vida). Com 37 mil milhões de euros em volume de negócios contabilizado em unidades de conta (UC em euros), o grupo segurador francês expandiu 24,5% face a 2020, atingindo receita consolidada 25,8% superior a 2019.
Os seguros de acidentes e danos progrediram perto de 7%, somando receitas de 5,1 mil milhões de euros, com destaque para crescimento superior a 13% em Itália. O grupo CA Assurances fechou o ano com 15,2 milhões de contratos, um acréscimo líquido de 568 mil novos contratos. Este incremento, impulsionado fundamentalmente pela dinâmica nas coberturas tradicionais (habitação, acidentes e automóvel), também inclui atividade nos seguros de linhas comerciais e multirrisco.
Resultado desse desempenho, em parte penalizado pelo impacto dos eventos climáticos extremos que impactaram a Europa central no verão de 2021, o rácio combinado (ramo acidentes é explorado sobretudo pela filial Pacifica) aumentou para 96,4%. Segundo pode ler-se no comunicado, já em janeiro de 2022, o grupo francês que detém a portuguesa Mudum transferiu uma carteira de 10 milhões de contratos para a Europ Assistance France, companhia do grupo Generali com quem tem uma parceria em serviços de assistência.
O ramo de Vida, maior gerador de receitas (soluções de poupança e reforma contabilizadas em unidades de conta em euros), cresceu 42%, com a coleta bruta a elevar-se 11,4 mil milhões de euros. O volume de negócios deste segmento aumentou 33,5% face a 2020, cifrando-se em 27,3 mil milhões de euros. Em termos líquidos, a coleta em unidades de conta (euros) totalizou 6,7 mil milhões, um nível histórico, segundo a companhia.
Globalmente, no final de dezembro, considerando a atividade de Vida, os recursos sob gestão da CA Assurances cresceram perto de 5%, para um total de 323 mil milhões de euros. Finalmente, o exercício encerrado no final de dezembro de 2021 gerou resultado líquido de 1 531 milhões de euros, mais 24,5% do que em 2020, enquanto o rácio de solvabilidade (indicador de Solvência II) foi calculado em 244%.
Do lucro apurado e depois de acertos nas transações financeiras com a casa-mãe, a CA Assurances contribui com 1,4 mil milhões para o lucro anual do grupo Crédit Agricole. Excluindo elementos extraordinários, o lucro anual do grupo segurador teve crescimento ajustado de 10,7%, revela ainda o comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucros da CA Assurances ultrapassam 1,5 mil milhões de euros em 2021
{{ noCommentsLabel }}