Preços grossistas da eletricidade vão subir para média de quase 200 euros/MWh

Os preços médios da eletricidade no Mibel vão subir para um valor muito próximo dos 200 euros por MWh, numa altura em que o gás natural volta a ficar mais caro por causa da crise na Ucrânia.

Os preços da eletricidade no mercado grossista ibérico vão voltar a subir, ficando tangentes aos 200 euros por MWh (megawatt hora). Para terça-feira, 15 de fevereiro, cada MWh de eletricidade custará, em média, 199,94 euros, de acordo com o operador da plataforma de contratação diária do mercado ibérico de eletricidade (OMIE).

Os preços na terça-feira vão oscilar entre um máximo de 250,79 euros por MWh e mínimo de 162,52 euros MWh. Este desempenho acontece numa altura em que os preços da energia na Europa voltam a aumentar, nomeadamente devido às tensões entre a Ucrânia e a Rússia.

A escalada nas tensões entre os dois países acarreta o risco de agravamento da crise energética no continente europeu, visto que a Rússia é a principal fornecedora de gás natural da Europa, com cerca de um terço das exportações a fluir através de gasodutos que atravessam território ucraniano. Além disso, as reservas na Europa já estão com níveis reduzidos, com preços cinco vezes mais altos do que o normal para esta época do ano.

Segundo a Bloomberg, os preços de referência do gás europeu subiram 14%, para 88 euros por MWh, o mais alto para este tipo de contrato desde 31 de janeiro. A eletricidade alemã para março subiu 11%, para 177 euros por MWh.

(Notícia atualizada às 12h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços grossistas da eletricidade vão subir para média de quase 200 euros/MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião