Presidente do México diz que “pausa” nas relações com Espanha é em assuntos empresariais
López Obrador diz que não se devem entregar mais "contratos leoninos", criticando empresas, como a Repsol, que contratam "políticos" para a sua administração.
O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou esta terça-feira que a “pausa” que propôs nas relações com Espanha se refere a questões empresariais e comerciais, por alegados casos de compadrio durante governos anteriores.
“A única queixa, o único questionamento, é que noutras alturas houve abuso sobre o nosso país, (que) foi considerado uma terra de conquista. Pelas empresas e pela influência política que foi exercida acima, na cúpula dos poderes, tanto em Espanha como no México”, acrescentou.
López Obrador respondia a um jornalista que lhe perguntou numa conferência de imprensa no Palácio Nacional se a “pausa” que propôs na semana passada seria com contratos de empresas espanholas e não em questões diplomáticas ou políticas.
López Obrador insistiu que não se devem entregar mais “contratos leoninos”, e denunciou mais uma vez que empresas como a Repsol contratam “políticos” para a sua administração.
Uma investigação jornalística “às empresas espanholas, aos contratos, e aos que influenciam” revelará “coisas completamente irregulares, em todas as obras”, afirmou o Presidente, recorrendo a “um eufemismo”.
Apesar das suspeitas, o Presidente mexicano assegurou que “a relação não está quebrada”.
Obrador disse que o seu governo respeita “muito” o “povo espanhol”, que é diferente da monarquia, do Governo espanhol e das empresas daquele país.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente do México diz que “pausa” nas relações com Espanha é em assuntos empresariais
{{ noCommentsLabel }}