Mota-Engil ganha obra de 636 milhões no México. Maior contrato de sempre na América Latina

A construtora venceu concurso internacional no México para construir o primeiro troço do projeto ferroviário “Tren Maya". Um contrato no valor de 636 milhões de euros.

A Mota-Engil venceu um concurso público internacional para construir o primeiro troço do megaprojeto ferroviário, intitulado de “Tren Maya”, no México. Um contrato no valor de 636 milhões de euros que representa um dos maiores investimentos ferroviários das últimas décadas na América Latina.

Este contrato corresponde ao primeiro lanço, com 228 quilómetros da infraestrutura ferroviária que tem como objetivo dinamizar a atividade económica de cinco estados no sul do país (Tabasco, Campeche, Yucatán, Quintan Roo e Chiapas). “É o primeiro e maior projeto de infraestruturas anunciado pelo atual Presidente mexicano, Alfredo Lopes Obrador, aquando do início do seu mandato”, explica a construtora que alcançou uma faturação recorde no ano passado.

O contrato envolve a elaboração do projeto de execução, fornecimento de materiais e respetiva execução da plataforma e ferrovia.

Para o desenvolvimento da proposta e futura construção do troço ferroviário, a Mota-Engil México associou-se em parceria com a China Communications Construction Company (CCC) – uma das quatro maiores construtoras mundiais – num consórcio liderado pela Mota-Engil com 58%, sendo o primeiro projeto de construção em consórcio com a companhia chinesa.

Com a assinatura de mais um contrato no México, a construtora liderada por Gonçalo Moura Martins “reforça o equilíbrio da sua atividade entre as três regiões onde atua e confirma a sustentabilidade do seu negócio e a dinâmica comercial em tempos de pandemia”.

Na sessão desta quinta-feira, as ações da Mota-Engil subiram em bolsa 0,18%, para 1,08 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil ganha obra de 636 milhões no México. Maior contrato de sempre na América Latina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião