NOS aposta na formação tecnológica no Alto Alentejo. Cria polo de competências na Ponte de Sor

Este polo de inovação vai acolher empresas de serviços de matriz tecnológica e digital, entre as quais a própria NOS.

A NOS acaba de anunciar a criação de um Polo de Competências na Ponte de Sor, com o objetivo de acelerar a transformação digital e a coesão territorial do Alto Alentejo. A iniciativa, que resulta da colaboração com o município alentejano, dota o novo espaço de empreendedorismo da cidade com os mais avançados sistemas de informação e infraestruturas de comunicação, incluindo 5G. Acordo passa igualmente por uma parceria para a formação de profissionais de TI com o Instituto Politécnico de Portalegre.

“Enquanto parceira fundamental para a transformação digital e coesão territorial dos municípios portugueses, a NOS está comprometida com o desenvolvimento do país como um todo. Ao atrair talento para a região, dinamizar a criação de novos postos de trabalho qualificados e ao apoiar a formação de novos profissionais em TI em Portalegre, estamos a criar as condições para um maior e mais descentralizado desenvolvimento económico, e para impulsionar de forma decisiva a transição digital de Portugal”, afirma Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS, em comunicado.

Resultante da reconversão do antigo Mercado Municipal de Ponte de Sor, este polo de inovação vai acolher empresas de serviços de matriz tecnológica e digital, entre as quais a própria NOS. No local, a empresa pretende instalar um espaço colaborativo e criar 25 novos postos de formação/trabalho altamente qualificados para o desenvolvimento de projetos e use cases no âmbito da engenharia informática e eletrotécnica.

“Esta parceria enquadra-se na estratégia que o município tem vindo a seguir de fixar população, de criar mais e melhores infraestruturas para a atração de pessoas e de famílias que possam fixar-se no concelho de Ponte de Sor. Pretendemos que os nossos jovens tenham oportunidades de crescimento pessoal e profissional e o acesso à formação, qualificação e às novas tecnologias”, refere Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

Formar e atrair talento por via da tecnologia

O compromisso, formalizado esta quinta-feira, inclui também a celebração de uma parceria inovadora com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) para formação de profissionais em TI, que tem por base o desenvolvimento de uma oferta formativa de matriz tecnológica, materializada numa primeira fase, num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em programação ágil e segurança de sistemas de informação.

Com uma duração de dois anos, o CTeSP, ministrado pelo IPP, tem como objetivo formar profissionais para o desenvolvimento de aplicações informáticas com tecnologias baseadas em metodologias ágeis e aplicações de segurança de sistemas de informação.

Com início em 2022, o curso em programação ágil e segurança de sistemas de Informação ambiciona integrar 20 a 25 alunos por ano e por turma, com os primeiros formados a poderem integrar o mercado de trabalho em 2024, após concluírem um estágio profissional realizado no contexto das equipas da NOS em Ponte de Sor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

NOS aposta na formação tecnológica no Alto Alentejo. Cria polo de competências na Ponte de Sor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião