PSD quer ouvir Van Dunem no Parlamento sobre voto dos emigrantes
Os social-democratas querem chamar a ministra da Administração Interna ao Parlamento para esclarecer o processo de contagem dos votos dos emigrantes na Europa.
O PSD apresentou um requerimento para que Francisca Van Dunem esclareça, no Parlamento, o processo de contagem dos votos do círculo eleitoral da Europa, que esteve na origem da repetição do voto dos emigrantes nos dias 12 e 13 de março e no adiamento da tomada de posse dos deputados e do novo Governo.
“O pedido surge depois do Tribunal Constitucional ter dado razão às reclamações levantadas pelo PSD e ter determinado a repetição do ato eleitoral nas assembleias do círculo da Europa onde se tenham verificado irregularidades no processo eleitoral”, lê-se no comunicado do partido liderado por Rui Rio.
O requerimento será discutido e votado esta sexta-feira, 18 de fevereiro, na reunião da conferência de líderes agendada para o próximo dia 18.
O Tribunal Constitucional decidiu na passada terça-feira, por unanimidade, a repetição das eleições nas assembleias de voto do círculo eleitoral da Europa em que ocorreram ilegalidades.
Em causa esteve a invalidação de mais de 80% dos votos dos emigrantes do círculo da Europa por não terem feito acompanhar o seu boletim por uma cópia do cartão do cidadão. De um total de 195.701 votos recebidos, 157.205 foram considerados nulos. Como esses votos foram misturados com os votos válidos, a mesa da assembleia de apuramento geral acabou por anular os resultados de dezenas de mesas, incluindo votos válidos e inválidos, por ser impossível distingui-los depois de introduzidos na urna.
Perante este cenário, o Tribunal Constitucional aceitou um recurso apresentado por cinco partidos – Chega, Livre, PAN, Volt e MAS – e, em resposta ao Volt, declarou nula a decisão de invalidar mais de 157 mil votos relativos ao círculo da Europa, justificando que seria suscetível de influenciar o resultado e mandou repetir o sufrágio nas mesas em que se deram os problemas, obrigando assim a reajustar o calendário político.
Assim o ato eleitoral dos emigrantes do círculo da Europa será repetido no dia 12 e 13 de março, no caso de voto presencial, e os votos por correspondência serão recebidos até 23 de março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSD quer ouvir Van Dunem no Parlamento sobre voto dos emigrantes
{{ noCommentsLabel }}