“A nossa queixa-crime faz mais sentido”, diz Rui Rio sobre decisão do Tribunal Constitucional

Presidente do PSD diz que Tribunal Constitucional "deu razão" aos sociais-democratas, que anunciaram a apresentação de uma queixa por causa da contagem de votos dos emigrantes.

O presidente dos sociais-democratas disse esta terça-feira que o Tribunal Constitucional (TC) deu razão ao PSD, depois de decidir que os votos dos emigrantes na Europa para as legislativas do passado dia 30 de janeiro teriam de ser repetidos. Aquele tribunal “deu uma sentença que se entende perfeitamente face ao que é a lei”, afirmou Rui Rio, à saída de uma reunião com António Costa.

“O TC deu-nos razão porque isto assenta na ideia de que os votos [dos emigrantes] que não estavam acompanhados do cartão de cidadão eram nulos“, disse o presidente do PSD esta terça-feira, depois de o TC ter mandado repetir a votação dos emigrantes, adiando, assim, a tomada de posse do novo Governo.

“Pegaram nos [votos] nulos e misturaram-nos com outros. Não se sabe qual é qual e toda a urna teve de ser anulada. A nossa queixa-crime faz mais sentido, porque os responsáveis por isto tudo são aqueles que misturaram os votos propositadamente“, acrescentou Rui Rio.

Afirmando que “a lei não pode permitir uma situação destas”, o responsável notou que se trata de uma situação “preocupante”, mas que, “para o calendário interno do PSD não tem nada a ver”.

O mesmo não acontece com o calendário do Governo, que vê, assim, adiada a tomada de posse, que estava apontada para dia 27 de fevereiro. Neste dia serão repetidos os votos dos emigrantes espalhados pela Europa.

Esta terça-feira, nas mesmas declarações aos jornalistas, Rui Rio falou ainda sobre a reunião com António Costa (que esteve todo o dia a reunir com os partidos), afirmando que o primeiro-ministro “não abriu nem fechou a porta a tudo”. “Fomos conversando. Foi uma conversa aberta”, disse. “O que o PS vai fazer em concreto eu não faço a mínima ideia. A experiência que temos é que não quer reformar nada”, rematou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“A nossa queixa-crime faz mais sentido”, diz Rui Rio sobre decisão do Tribunal Constitucional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião