Falência da Opway deixa perdas de 130 milhões à CGD

  • ECO
  • 23 Fevereiro 2022

A falência da Opway vai provocar perdas de 130 milhões ao banco público, que é o maior credor da antiga construtora do Grupo Espírito Santo.

Sem qualquer hipótese de recuperação face ao impacto da pandemia, a Opway vai para liquidação. O maior credor é a Caixa Geral de Depósitos, que poderá agora perder 147 milhões de euros, dos quais 14 milhões correspondem a garantias prestadas, avança esta quarta-feira o Jornal de Negócios (acesso pago).

Em causa está a antiga construtora do Grupo Espírito Santo, ascendendo as suas dívidas a 632 milhões de euros a 1.830 credores. Segundo o jornal, a administração da insolvência foi entregue a José Luís Caetano Marques, que revelou que a empresa “tem alguns ativos, que serão agora liquidados na insolvência”, mas trata-se de um “valor residual face à dívida“.

Além do banco público, a lista de credores da Opway inclui o BCP, o BPI, o Santander Totta, bem como o Fisco, a Segurança Social, a Mota-Engil, a Teixeira Duarte, a DST e a Zagope. O gestor judicial adiantou também que ainda não há uma decisão sobre a forma como serão liquidados os ativos da construtora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Falência da Opway deixa perdas de 130 milhões à CGD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião