Suíça alinha com sanções da União Europeia contra a Rússia

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2022

O presidente suíço avança que tomará medidas para que o país não sirva para a Rússia fugir a sanções europeias.

O governo suíço anunciou esta quinta-feira a tomada de medidas para evitar que o país, que desempenha um papel de destaque no sistema financeiro internacional, sirva para fugir a sanções europeias à Rússia, motivadas pela ofensiva militar na Ucrânia.

Num discurso transmitido ao vivo para o país, após a Rússia lançar, esta madrugada, uma ofensiva militar em território da Ucrânia, o presidente suíço, Ignazio Cassis, disse que, diante da situação incerta, a embaixada suíça em Kiev foi encerrada, mas os funcionários não serão retirados, por enquanto, e vão continuar a fazer atendimento pelo telefone. O consulado suíço na capital ucraniana regista 268 cidadãos na Ucrânia.

Enquanto isso, em Berna, capital suíça, o embaixador russo foi convocado pelo ministério das Relações Exteriores para transmitir oficialmente a condenação do governo à invasão da Ucrânia.

O presidente suíço afirmou que é “um dia triste que nunca queríamos ver, em que um conflito armado começou em solo europeu“, apesar dos esforços diplomáticos para evitá-lo. Ignazio Cassis apelou ao regresso ao diálogo e reforçou que a Suíça coloca ao serviço da diplomacia todos os seus bons ofícios a todos os níveis políticos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suíça alinha com sanções da União Europeia contra a Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião