Simulações oficiais. Saiba que salário vai receber com novas tabelas de IRS

A partir de março, os rendimentos do trabalho dependente serão sujeitos a novas taxas de retenção na fonte de IRS, o que significa que, em alguns casos, salários líquidos vão aumentar.

O salário líquido de alguns trabalhadores vai subir a partir de março. Isto porque o Governo resolveu ajustar as tabelas de retenção na fonte de IRS, de modo a acomodar o efeito dos aumentos salariais e dos novos escalões de IRS, que serão criados no Orçamento do Estado para 2022. As simulações do Ministério das Finanças indicam que o ganho líquido poderá mesmo superar os 80 euros face a 2021.

No despacho publicado em Diário da República, o Governo explica que são atualizados os limites dos intervalos dos escalões de rendimento, o que se junta à redução das taxas prevista desde janeiro.

Em conjunto, estas duas medidas permitirão, ao longo de 2022, continuar a aproximar o imposto retido do imposto efetivamente devido pelos contribuintes, bem como prevenir “situações em que os aumentos salariais se possam traduzir no imediato em diminuição de remuneração líquida”, sublinha o Ministério liderada por João Leão.

Mas, afinal, que efeito prático terá a alteração divulgada esta quinta-feira no bolso dos portugueses? O Executivo fez várias simulações, que indicam que o ganho líquido face a 2021 poderá superar mesmos os 80 euros. Mas vamos por partes.

Um trabalhador solteiro, sem dependentes, que recebia 2.199 euros em 2021 como salário bruto e tenha sido aumentado para 2.218,79 euros (ou seja, uma subida de 0,9%, tal como aconteceu na Administração Pública) em janeiro passou de um salário líquido de 1.451,34 euros para 1.446,65 euros, uma vez que a subida bruta provocou um salto no escalão de rendimento e, consequentemente, na taxa a aplicar. Já com as novas tabelas passará a receber, todos os meses, 1.468,84 euros. Ou seja, face a 2021, terá um aumento líquido de 17,50 euros.

Já um trabalhador casado (dois titulares), com dois dependentes, que recebia 3.510 euros em 2021, em termos brutos, e passou a receber 3.541,59 euros a partir de janeiro viu o seu salário líquido passar de 2.130,57 euros para 2.124,95 euros, pelo motivo já explicado no exemplo anterior. Com as novas tabelas, terá direito a um ordenado líquido de 2.160,37 euros, vendo, assim, o seu rendimento líquido aumentar, a partir de março, quase 30 euros, segundo as contas das Finanças.

No caso dos contribuintes que não tenham sido sujeitos a aumentos salariais, janeiro não trouxe redução do salário líquido, mas as novas tabelas poderão agora funcionar, da mesma forma, a seu favor.

É o que acontecerá a um solteiro, com um dependente, e um salário bruto de 1.230 euros. Em 2021, o seu ordenado líquido foi de 936,03 euros; Nos dois primeiros meses de 2022, foi de 937,26 euros. E a partir de março será de 949,56 euros, ou seja, mais 13,53 euros face a 2021.

Já um contribuinte casado (dois titulares), com dois dependentes, e um salário bruto de 4.150 euros terá, a partir do terceiro mês de 2022, um ganho líquido de 83 euros face a 2021. Isto porque, no ano passado, tinha um salário líquido de 2.407 euros. Em janeiro, passou a ganhar 2.419,45 euros. E, a partir de março, receberá 2.490,00 euros por mês.

Estas tabelas aplicam-se aos trabalhadores do continente e produzem efeitos somente a partir de março, sem retroativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Simulações oficiais. Saiba que salário vai receber com novas tabelas de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião