Wall Street abre no vermelho com o Dow Jones a cair 0,77%

  • Lusa
  • 1 Março 2022

Mercado continua dependente dos desenvolvimentos geopolíticos na Ucrânia e das sanções contra a Rússia. Tendência nas bolsas é negativa.

A bolsa de Nova Iorque iniciou esta terça-feira a sessão em queda, com o índice Dow Jones a recuar 0,77%, com o mercado dependente dos desenvolvimentos geopolíticos na Ucrânia e das sanções contra a Rússia.

Às 14:55 (hora de Lisboa), o Dow Jones perdia 0,77% para 33.632,84 pontos e o índice Nasdaq, dominado pelo setor tecnológico, recuava 0,36% para 13.702,33 pontos. O índice alargado S&P 500 registava uma quebra de 0,10% para 4.369,38 pontos.

Os investidores assistem à escalada militar perto da capital ucraniana, Kiev, no sexto dia de hostilidades, e aguardam as consequências das sanções económicas severas imposta pelos Estados Unidos, União Europeia e os seus parceiros a Moscovo.

Setorialmente, os ganhos em energia (2,38%) destacaram-se, na sequência da forte subida do preço do petróleo norte-americano, que hoje ultrapassou os 100 dólares, depois de tal ter acontecido pela primeira vez em quase oito anos na quinta-feira. À mesma hora e já na reta final da sessão, as principais bolsas europeias continuavam no ‘vermelho’.

O índice EuroStoxx 50 perdia 1,97% e Londres descia 0,60%, Paris 2,36%, Frankfurt 1,95%, Madrid 1,25% e Milão 2,04%. Na bolsa de Lisboa, o índice PSI20 invertia a tendência de abertura e registava uma ligeira descida, de 0,42% para 5.539,65 pontos, com nove cotadas em alta e 10 em baixa. O BCP liderava as descidas e perdia 3,82% para 0,16 euros e a Jerónimo Martins subia 2,96% para 20 euros.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre no vermelho com o Dow Jones a cair 0,77%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião