Novobanco diz que é “pouco relevante” exposição a dívida de empresas de Ucrânia e Rússia

  • Lusa
  • 2 Março 2022

Novobanco tem cerca de 20 milhões de euros em obrigações da empresa russa estatal Gazprom. Instituição considera risco "pouco relevante" para a sua carteira.

O Novobanco diz que não tem exposição a dívida soberana da Rússia e Ucrânia e que a exposição a dívida de empresas desses dois países é “pouco relevante”, segundo fonte oficial.

Numa curta nota à imprensa na terça-feira à noite, o Novobanco disse que “não possui qualquer exposição ao risco soberano da Rússia e Ucrânia”.

Já sobre dívida de empresas, afirmou que “o risco corporate que possui é pouco relevante para a sua carteira e está centrado em filiais de empresas dessas geografias na União Europeia ou Reino Unido onde não” antecipa “perdas com qualquer significado”.

Fonte oficial do banco não indicou à Lusa qual o valor concreto da exposição e a que empresas, referindo apenas que é residual, pois o Novo Banco tem cerca de 3,5 mil milhões de euros em obrigações de empresas. Já incluindo obrigações de países (dívida soberana) e de empresas o valor ascende a cerca de 10 mil milhões de euros.

Segundo o Observador, o Novobanco tem cerca de 20 milhões de euros na sua carteira de obrigações da empresa russa estatal Gazprom.

Na segunda-feira, o presidente executivo do BCP disse, sobre a exposição do grupo à Rússia e à Ucrânia, que o banco não tem dívida soberana e que, “mesmo contando com dívida corporate [de empresas], a exposição é imaterial, mas sem indicar o valor concreto. “Estamos numa situação confortável”, afirmou Miguel Maya.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco diz que é “pouco relevante” exposição a dívida de empresas de Ucrânia e Rússia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião