Inflação na OCDE atinge máximo de 1991 com 7,2% em janeiro

A taxa de inflação continua a acelerar nas economias avançadas, tal como acontece na Zona Euro e em Portugal.

A taxa de inflação homóloga dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) acelerou para os 7,2% em janeiro de 2022, após ter atingido 6,6% em dezembro de 2021. Este é o valor mais elevado desde fevereiro de 1991, de acordo com os dados divulgados pela OCDE esta quinta-feira.

“Este aumento reflete, em parte, mais uma aceleração acentuada da inflação na Turquia”, explica a Organização, referindo que a inflação da OCDE excluindo a Turquia situou-se nos 5,8% em janeiro, o que compara com 5,5% em dezembro de 2021.

Entre os países do G20, a taxa de inflação também acelerou para 6,5% em janeiro, o que compara com 6,1% em dezembro de 2021.

Fora da OCDE, há diferentes movimentos. Na Índia e na Indonésia os preços continuam a aumentar significativamente, ao passo que na China houve uma forte desaceleração para 0,9% (1,5% em dezembro).

Esta quarta-feira o Eurostat revelou que a taxa de inflação da Zona Euro acelerou para os 5,8% em fevereiro, a taxa mais elevada desde que o gabinete de estatísticas europeu começou a compilar os dados. Desde junho de 2021 (1,9%) que os preços na área do euro têm apresentado um crescimento homólogo cada vez maior, mês após mês, superando a generalidade das previsões.

Em Portugal, a taxa de inflação acelerou para 4,2% em fevereiro, mantendo-se como uma das mais baixas da União Europeia. Ainda assim, este valor é o mais elevado numa década. Em todo o mundo, o principal motor da subida de preços tem sido os elevados custos com a energia, seja combustíveis seja eletricidade.

Ainda que os preços dos serviços tenham acelerado significativamente na maioria dos países da OCDE, os preços da energia, e num grau menor os preços dos alimentos, continuam a alimentar a inflação em todos os países da OCDE“, descreve a instituição em comunicado.

Excluindo os alimentos e a energia, a taxa de inflação da OCDE seria de 5,1% em janeiro de 2022, o valor mais elevado desde dezembro de 1992, comparando com 4,7% em dezembro de 2021.

(Notícia atualizada às 11h31 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na OCDE atinge máximo de 1991 com 7,2% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião