5 coisas que vão marcar o dia

É dia da Nos explicar os seus resultados relativos a 2021 e de João Galamba conversar sobre o choque energético resultante da guerra na Ucrânia.

Para esta sexta-feira, está marcada uma conferência na qual a Nos deverá explicar os seus resultados relativos a 2021. O dia promete ainda ficar marcado pela conversa com João Galamba sobre o choque energético e pela divulgação dos dados relativos ao comércio entre a União Europeia e a China. O Eurostat apresenta, além disso, os números do comércio a retalho registados no primeiro mês de 2022. É dia ainda de uma reunião extraordinária da NATO sobre a ofensiva que a Rússia está a levar a cabo na Ucrânia.

Nos explica resultados

Depois de ter apresentado ao mercado os seus resultados anuais relativos a 2021, a Nos promove esta sexta-feira uma conferência de imprensa para responder às perguntas sobre estes números. No último ano, a empresa de telecomunicações registou um lucro de 144 milhões de euros, o que representa uma subida de 57%, face ao ano anterior, e permite recuperar os níveis de resultados que tinham antes da pandemia. A operadora adiantou que as receitas cresceram 4,6% para 1,43 mil milhões de euros.

Galamba conversa sobre o choque energético

O secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, participa esta sexta-feira numa conversa sobre a guerra na Europa e o consequente choque energético. Isto numa altura em que, face à invasão da Ucrânia pela Rússia, os preços da energia estão a subir de modo significativo, nomeadamente o do petróleo, o do gás natural e o da eletricidade. Tanto a União Europeia, como os Estados Unidos já aplicaram sanções contra a Rússia, mas Vladimir Putin não cedeu até ao momento e tem insistido na ofensiva que está a levar a cabo no território ucraniano.

Reunião extraordinária da NATO

Esta sexta-feira é dia de uma reunião extraordinária do Concelho do Atlântico Norte a nível dos ministros dos Negócios Estrangeiros. O encontro será presidido pelo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, e contará com a participação dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Finlândia e da Suécia, bem como do alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. O objetivo desta reunião é discutir a agressão militar em curso da Rússia à Ucrânia. Esta “operação militar especial” arrancou a 24 de fevereiro e, em resposta, tanto os Estados Unidos, como a União Europeia já impuseram sanções contra a Rússia, mas Vladimir Putin ainda não cedeu.

Trocas comerciais entre China e UE

O Eurostat publica esta sexta-feira os dados que permitem perceber a evolução do comércio internacional entre a China e a União Europeia ao longo de 2021. Estes números são conhecidos numa altura em que o Governo chinês tem evitado fazer críticas diretas a Moscovo face à ofensiva que está a ser levada a cabo na Ucrânia, operação militar que, em contraste, já foi condenada veementemente pelo bloco comunitário.

E como está a evoluir o comércio a retalho no Velho Continente?

O Eurostat divulga esta sexta-feira os números do comércio a retalho relativos ao primeiro mês de 2022. Em dezembro, o volume de vendas no retalho aumentou 2% na Zona Euro e 2,6% na União Europeia, face ao mesmo mês de 2020. Em Portugal, o aumento homólogo foi superior à média europeia (6,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião